Expandindo as paredes da sala de aula

aprendizados com o ensino a distância e ensino remoto emergencial

Autores

  • Raquel Cardoso de Melo-Minardi Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Luana Luiza Bastos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2021.29089

Palavras-chave:

Ensino a distância, Ensino remoto emergencial, curso de extensão universitária, ensino de programação de computadores, produção de conteúdos educacionais, design instrucional

Resumo

Neste artigo, apresentamos um estudo analítico-descritivo sobre o projeto, implementação e avaliação de um curso de extensão universitária na modalidade a distância no âmbito da UFMG. Trata-se de um curso de programação de computadores voltado para estudantes e formados nas ciências da vida e que desejam aprender Bioinformática. Apresentamos e discutimos algumas das especificidades do ensino a distância (EAD), os conhecimentos requeridos na concepção e implementação e desafios enfrentados. Avaliamos a percepção dos alunos formados no curso e discutimos os pontos a serem melhorados e perspectivas que tais avaliações originaram. Discutimos também algumas das contribuições que essa experiência prévia com a EAD nos trouxe no contexto do ensino remoto emergencial (ERE). Por fim, fazemos algumas considerações sobre o amplo alcance que esta modalidade de curso pode atingir em benefício de estudantes que não poderiam ter acesso a esse conteúdo de outras maneiras.

Biografia do Autor

  • Raquel Cardoso de Melo-Minardi, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Minas Gerais

  • Luana Luiza Bastos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Programa de Pós-Graduação em Bioinformática, Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Expandindo as paredes da sala de aula: aprendizados com o ensino a distância e ensino remoto emergencial. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 106–125, 2021. DOI: 10.35699/2316-770X.2021.29089. Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/29089. Acesso em: 9 out. 2025.