ESTRATEGIAS EDUCATIVAS PARA LA REANIMACIÓN CARDIOPULMONAR PARA LEGOS: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LA LITERATURA

Autores/as

  • Tainá Vilhar Siqueira
  • Juliana da Silva Garcia Nascimento
  • Daniela da Silva Garcia Regino
  • Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira
  • Larissa Andrade Pereira
  • Maria Celia Barcellos Dalri

DOI:

https://doi.org/10.5935/1415.2762.20210059

Palabras clave:

Ensino, Aprendizagem, Reanimação Cardiopulmonar, Estratégias, Enseñanza, Aprendizaje, Reanimación cardiopulmonar, Estrategias de Salud, Teaching, Learning, Cardiopulmonary Resuscitation, Health Strategies

Resumen

RESUMO Objetivo: identificar as estratégias de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar voltadas para pessoas leigas. Método: revisão integrativa realizada nas fontes National Library of Medicine; National Institutes of Health; Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Web of Science; e SCOPUS. Resultados: identificaram-se 932 estudos e incluíram-se 11. As estratégias foram: aula expositiva; treinamento com manequim/instrutor; manequim/instrutor/dispositivo de feedback; videoaula e web. Adotou-se, frequentemente, o manequim/instrutor, no entanto, demonstrou-se mais efetivo associar dispositivo de feedback e/ou videoaula. Os estudos foram considerados de boa qualidade pelo instrumento do Instituto Joanna Briggs e de moderada qualidade pelo Medical Education Research Study Quality Instrument. Conclusão: as evidências sobre o ensino da ressuscitação cardiopulmonar para leigos indicaram as principais e mais efetivas estratégias para a adoção de melhores práticas.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

Revisión

Cómo citar

1.
ESTRATEGIAS EDUCATIVAS PARA LA REANIMACIÓN CARDIOPULMONAR PARA LEGOS: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LA LITERATURA. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 2021 Jan. 1 [cited 2025 Oct. 6];25(1). Available from: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/55031

Artículos similares

1-10 de 1587

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a