ESTRATEGIAS EDUCATIVAS PARA LA REANIMACIÓN CARDIOPULMONAR PARA LEGOS: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.5935/1415.2762.20210059Palabras clave:
Ensino, Aprendizagem, Reanimação Cardiopulmonar, Estratégias, Enseñanza, Aprendizaje, Reanimación cardiopulmonar, Estrategias de Salud, Teaching, Learning, Cardiopulmonary Resuscitation, Health StrategiesResumen
RESUMO Objetivo: identificar as estratégias de ensino e aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar voltadas para pessoas leigas. Método: revisão integrativa realizada nas fontes National Library of Medicine; National Institutes of Health; Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Web of Science; e SCOPUS. Resultados: identificaram-se 932 estudos e incluíram-se 11. As estratégias foram: aula expositiva; treinamento com manequim/instrutor; manequim/instrutor/dispositivo de feedback; videoaula e web. Adotou-se, frequentemente, o manequim/instrutor, no entanto, demonstrou-se mais efetivo associar dispositivo de feedback e/ou videoaula. Os estudos foram considerados de boa qualidade pelo instrumento do Instituto Joanna Briggs e de moderada qualidade pelo Medical Education Research Study Quality Instrument. Conclusão: as evidências sobre o ensino da ressuscitação cardiopulmonar para leigos indicaram as principais e mais efetivas estratégias para a adoção de melhores práticas.Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
Revisión
Cómo citar
1.
ESTRATEGIAS EDUCATIVAS PARA LA REANIMACIÓN CARDIOPULMONAR PARA LEGOS: REVISIÓN INTEGRATIVA DE LA LITERATURA. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 2021 Jan. 1 [cited 2025 Oct. 6];25(1). Available from: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/55031