Impacto das imagens de prevenção do uso de tabaco veiculadas em maços de cigarro na perspectiva de adolescentes

Autores

  • Amanda Márcia dos Santos Reinaldo Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem , Departamento de Enfermagem Aplicada
  • Camila César Goecking UFMG, EE
  • Belisa Vieira da Silveira UFMG, EE , Programa de Pós-Graduação, belisavs@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v16i3.50295

Palavras-chave:

Tabaco, Marketing, Adolescente, Prevenção e Controle, Enfermagem

Resumo

No Brasil, o cigarro é uma das drogas de uso frequente entre os adolescentes. A imagem divulgada pelo marketing da indústria tabagista, por meio de peças publicitárias, contribui consideravelmente para a disseminação do uso dessa droga. Essa população é o alvo preferencial das propagandas. O objetivo com esta pesquisa foi avaliar a efetividade das peças publicitárias, veiculadas em maços de cigarro no país, para a prevenção do consumo de tabaco na adolescência. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foi realizado um estudo de caso que possibilitou não somente compreender, mas também descrever avaliar e explorar situações em que o fenômeno em estudo pudesse ser visualizado numa realidade concreta. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do ensino médio e do ensino fundamental de duas escolas no município de Belo Horizonte-MG. A pesquisa aponta que as imagens não foram consideradas como algo que possa prevenir ou influenciar o uso do tabaco entre os adolescentes estudados.

Downloads

Publicado

01-09-2012

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Impacto das imagens de prevenção do uso de tabaco veiculadas em maços de cigarro na perspectiva de adolescentes. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2012 [citado 24º de abril de 2025];16(3). Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50295

Artigos Semelhantes

1-10 de 511

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.