Gestão de resíduos com risco biológico e perfurocortantes: conhecimento de estudantes de graduação das áreas biológicas e da saúde da Universidade Federal de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v17i3.50221Palavras-chave:
Resíduos de Serviços de Saúde, Comportamento de Redução do Risco, Infecção Hospitalar, Estudantes de Ciências da SaúdeResumo
O estudo objetivou avaliar o conhecimento dos estudantes dos ciclos básicos de graduação das áreas biológicas e da saúde, relativos ao gerenciamento de resíduos conforme a legislação brasileira. Trata-se de um estudo descritivo sobre o conhecimento das ações de gestão dos resíduos biológicos, infectantes, perfurocortantes. Foram aplicados questionários estruturados a estudantes fora das salas de aula, no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em 2008 e 2009. Os resultados foram discutidos com base na legislação de resíduos vigente no Brasil e em outros estudos similares. O estudo demonstrou que os alunos apresentam pouco conhecimento sobre o tema, adquirido informalmente, têm interesse sobre o assunto, reconhecendo não estarem preparados para lidar com resíduos com risco biológico e perfurocortante na graduação, o que demonstra a necessidade de aprimoramento do processo ensino-aprendizagem sobre o tema. Há concordância, entre os pesquisados, de que os resíduos biológicos e perfurocortantes representam um risco à saúde, embora estes não tenham informações suficientes sobre as legislações pertinentes ao assunto. As informações sobre o tema adquiridas pelos alunos apresentam-se visivelmente de forma fragmentada, sendo que as buscas sobre o assunto partiram de observações.Referências
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