Gestão de resíduos com risco biológico e perfurocortantes: conhecimento de estudantes de graduação das áreas biológicas e da saúde da Universidade Federal de Minas Gerais

Autores

  • Mônica Campolina Stehling Belo HorizonteMG, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinaria , Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, Brasil
  • Lucas Maciel Cunha Belo HorizonteMG, UFMG, EV , DMVP, Brasil
  • Luana Marques Louredo Belo HorizonteMG, UFMG, EV , DMVP, Brasil
  • Carolina Gomes Camargo Belo HorizonteMG, UFMG, EV , DMVP, Brasil
  • João Paulo Amaral Haddad Belo HorizonteMG, UFMG, EV , DMVP, Brasil
  • Israel José da Silva Belo HorizonteMG, UFMG, EV , DMVP, Brasil
  • Paulo Roberto de Oliveira Belo HorizonteMG, UFMG, EV , DMVP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v17i3.50221

Palavras-chave:

Resíduos de Serviços de Saúde, Comportamento de Redução do Risco, Infecção Hospitalar, Estudantes de Ciências da Saúde

Resumo

O estudo objetivou avaliar o conhecimento dos estudantes dos ciclos básicos de graduação das áreas biológicas e da saúde, relativos ao gerenciamento de resíduos conforme a legislação brasileira. Trata-se de um estudo descritivo sobre o conhecimento das ações de gestão dos resíduos biológicos, infectantes, perfurocortantes. Foram aplicados questionários estruturados a estudantes fora das salas de aula, no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em 2008 e 2009. Os resultados foram discutidos com base na legislação de resíduos vigente no Brasil e em outros estudos similares. O estudo demonstrou que os alunos apresentam pouco conhecimento sobre o tema, adquirido informalmente, têm interesse sobre o assunto, reconhecendo não estarem preparados para lidar com resíduos com risco biológico e perfurocortante na graduação, o que demonstra a necessidade de aprimoramento do processo ensino-aprendizagem sobre o tema. Há concordância, entre os pesquisados, de que os resíduos biológicos e perfurocortantes representam um risco à saúde, embora estes não tenham informações suficientes sobre as legislações pertinentes ao assunto. As informações sobre o tema adquiridas pelos alunos apresentam-se visivelmente de forma fragmentada, sendo que as buscas sobre o assunto partiram de observações.

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Publicado

01-09-2013

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Gestão de resíduos com risco biológico e perfurocortantes: conhecimento de estudantes de graduação das áreas biológicas e da saúde da Universidade Federal de Minas Gerais. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2013 [citado 24º de abril de 2025];17(3). Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50221

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