Desenvolvimento e validação de software educativo de saúde mental

Autores

  • Nadja Cristiane Lappann Botti DivinópolisMG, Universidade Federal de São João Del Rei, Curso de Enfermagem , Brasil
  • Isabela Rodrigues Mesquita DivinópolisMG, UFSJ, Curso de Enfermagem , Brasil
  • Camila Corrêa Matias Pereira DivinópolisMG, UFSJ, Curso de Enfermagem , Brasil
  • Francielli Aparecida Araújo DivinópolisMG, UFSJ, Curso de Enfermagem , Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v18i1.50188

Palavras-chave:

Tecnologia, Validação de Programas de Computador, Enfermagem, Saúde Mental

Resumo

O ensino mediado por tecnologias é tendência crescente na atualidade. Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento e validação do software educativo Quiz Loucura, desenvolvido para ser utilizado como recurso didático no ensino de saúde mental. Os objetivos do software foram definidos em função da importância do ensino-aprendizagem de conteúdos específicos e de formação geral na área da saúde mental para alunos de enfermagem e validado de acordo com o Método de Reeves. Para desenvolvimento do software foram utilizadas ferramentas do Microsoft Visual Studio 2010 e linguagens de programação ASP.NET MVC e Silverlight. O software educativo pode ser utilizado como tecnologia inovadora de apoio no ensino-aprendizagem de conteúdo de formação geral e específica da área da saúde mental.

Referências

Prieto LM, Trevisan MCB, Danesi MI, Falkembach GAM. Uso das tecnologias

digitais em atividades didáticas nas séries iniciais. Renote. 2005; 3(1):1-11.

Gomes AS, Wanderley EG. Elicitando requisitos em projetos de Software

Educativo. In: Workshop Brasileiro de Informática Educativa; 2003; 14 a 20

de julho. Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

Campinas: SBC; 2003p. 227-38.

Bassani PS, Passerino LM, Pasqualotti PR, Ritzel MI. Em busca de uma

proposta metodológica para o desenvolvimento de software educativo

colaborativo. Renote. 2006; 4(1):1-10.

Oliveira CC, Costa JW, Moreira M. Ambientes Informatizados de

Aprendizagem: Produção e Avaliação de Software Educativo. Campinas:

Papirus; 2001. p.144.

Reategui E. Interfaces para softwares educativos. Renote. 2007; 5(1):1-10.

Tajra SF. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o

professor da atualidade. 3ª ed. São Paulo: Érica; 2001. p.143.

Fonseca LMM, Góes FSN, Ferecini GM, Leite AM, Mello DF, Scochi

CGS. Inovação tecnológica no ensino da semiotécnica e semiologia em

enfermagem neonatal: do desenvolvimento à utilização de um software

educacional. Texto Contexto Enferm. 2009; 18(3):549-58.

Padalino Y, Peres HHC. E-Learning: estudo comparativo da apreensão do

conhecimento entre enfermeiros. Rev Latinoam Enferm. 2007; 15(3):397-403.

Botti NCL, Carneiro ALM, Almeida CS, Pereira CBS. Construção de um

software educativo sobre transtornos da personalidade. Rev Bras Enferm.

; 64(6):1161-6.

Oliveira SRC. Desenvolvimento e validação de um software educacional sobre

administração de imunobiológicos injetáveis para o ensino da enfermagem

[dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2006.

Santos N. Design de interfaces de software educacional. [Citado em 2012 jan.

. Disponível em: http://www.uemgfrutal.org.br/~portari/ei09/Aula05%20

-%20Design-de-Interfaces-de-Software-Educacional.pdf

Rhodes G. Desenvolvimento de games com Macromedia Fhash Professional

São Paulo: Cengage Learning; 2008.

Lucena MWFP. O uso das tecnologias da informática para o desenvolvimento

da educação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1994.

Publicado

01-03-2014

Edição

Seção

Relato de Experiencia

Como Citar

1.
Desenvolvimento e validação de software educativo de saúde mental. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de março de 2014 [citado 9º de outubro de 2025];18(1). Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50188

Artigos Semelhantes

1-10 de 1594

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.