Relato de experiência: prática de imunologia para estudantes de graduação em enfermagem

Autores

  • Maria Verônica Ferrareze Ferreira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Ribeirão Preto SP , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade de São Paulo - USP, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada. Ribeirão Preto, SP - Brasil, Universidade de São Paulo
  • Bruna Juliana Moreira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Seção de Apoio Laboratorial, Ribeirão Preto SP , Brazil, Farmacêutica. Mestre em Ciências Farmacêuticas. USP, EERP, Seção de Apoio Laboratorial. Ribeirão Preto, SP - Brasil , Universidade de São Paulo
  • Vânia Brazão Universidade de São Paul, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Seção de Apoio Laboratorial, Ribeirão Preto SP , Brazil, Farmacêutica. Doutora em Ciências. USP, EERP, Seção de Apoio Laboratorial. Ribeirão Preto, SP - Brasil , Universidade de São Paulo
  • Ricardo José Fagundes Universidade de São Paul, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Seção de Apoio Laboratorial, Ribeirão Preto SP , Brazil, Biólogo. USP, EERP, Seção de Apoio Laboratorial. Ribeirão Preto, SP - Brasil , Universidade de São Paulo
  • Ana Paula Morais Fernandes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, Ribeirão Preto SP , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora. USP, EERP, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada. Ribeirão Preto, SP - Brasil, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v21i1.49905

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Ensino, Estudantes de Enfermagem, Alergia e Imunologia

Resumo

Objetivo: descrever a experiência das estratégias e ações adotadas para inserção de atividades teórico-práticas na disciplina Imunologia para estudantes de graduação em Enfermagem. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência, de atividades desenvolvidas com estudantes de uma instituição de ensino superior pública do interior paulista, no período de agosto a setembro de 2015. Resultados: até 2014 a disciplina Imunologia adotava métodos expositivos para abordar o seu conteúdo. Em 2015 foi implementada uma atividade simulada na estrutura curricular do curso, que proporcionou uma proposta pedagógica mais dinâmica, inovadora e proativa, favorecendo o trabalho em grupo e a participação do estudante na construção de seu próprio conhecimento. Conclusão: concluiu-se, pela experiência vivenciada, que a articulação e integração de conteúdos em atividades teórico-práticas favorecem o processo ensino-aprendizagem e possibilitam o fortalecimento de novas posturas metodológicas a serem utilizadas no cotidiano da prática curricular para a formação de Enfermagem.

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Publicado

08-03-2018

Edição

Seção

Relato

Como Citar

1.
Relato de experiência: prática de imunologia para estudantes de graduação em enfermagem. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 8º de março de 2018 [citado 24º de abril de 2025];21(1). Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49905

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