Formação dialógica e participativa na enfermagem: contribuição ao desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e criativo de acadêmicos

Autores

  • Joanara Rozane Da Fontoura Winters Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Joinville SC , Brazil, Enfermeira. Doutoranda. Professora. Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Joinville, SC - Brasil , Instituto Federal de Santa Catarina
  • Marta Lenise do Prado Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta. Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, Departamento de Enfermagem. Florianópolis, SC - Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberta Waterkemper Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Departamento de Enfermagem, Porto Alegre RS , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA, Departamento de Enfermagem. Porto Alegre, RS - Brasil, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Silvana Silveira Kempfer Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Enfermagem, Florianópolis SC , Brazil, Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta. Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, Departamento de Enfermagem. Florianópolis, SC - Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v21i1.49829

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Docentes de Enfermagem, Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar como as formandas de um curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública da região Sul do Brasil percebem as metodologias utilizadas em seu processo de formação e sua contribuição ao desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e criativo. Método: pesquisa qualitativa ancorada no referencial de Paulo Freire. Participaram deste estudo 11 estudantes do último ano do curso de Enfermagem. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2012 por meio de entrevista semiestruturada individual, com roteiro semiestruturado e analisados a partir da proposta de análise de conteúdo. Resultados: emergiram para a análise as seguintes temáticas a formação como processo dialógico e participativo (que engloba: o professor preocupa-se com o estudante e com o processo de aprendizagem) e as metodologias que foram ativas me estimularam a "buscar o conhecimento". A análise revela que a formação do enfermeiro é dialógica e participativa e que os professores se preocupam com a aprendizagem do aluno. Conclusão: o uso de metodologias inovadoras e problematizadoras ajuda a construção do conhecimento. A relação de proximidade entre o professor e o aluno é fundamental no processo ensino-aprendizagem, em que o professor assume o papel de facilitador e o aluno de protagonista em seu processo de aprender.

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Publicado

08-03-2018

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Formação dialógica e participativa na enfermagem: contribuição ao desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e criativo de acadêmicos. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 8º de março de 2018 [citado 24º de abril de 2025];21(1). Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/49829

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