Professora universitária negra e trans

entrevista com Feibriss Cassilhas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2024.46953

Palavras-chave:

professoras negras universitárias, pessoa trans feminina, interseccionalidade, subjetividade

Resumo

Este texto é resultado da entrevista com a professora Feibriss Henrique Meneghelli Casillas, da Universidade Federal da Bahia, e tem como objetivo compreender sua trajetória e mapear estratégias de resistência que permitiram adentrar o espaço da universidade enquanto docente, rompendo os sistemas de opressão colonial. A entrevista foi feita com um roteiro semiestruturado, tendo por base a perspectiva teórico-metodológica da interseccionalidade. A partir desse diálogo, refletiu-se acerca de questões como: desafios em ser professora negra e trans na universidade; estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural a partir da docência; importância do aquilombamento enquanto estratégia política de fortalecimento de intelectuais negras na academia; reconstrução de uma democracia na sociedade brasileira por meio da ruptura com a supremacia branca cis-heteropatriarcal que embasa a construção da ciência moderna. Destarte, o encontro com Feibriss traz à tona o entendimento e a força de sua trajetória enquanto pessoa trans feminina, negra e professora universitária, de modo a auxiliar outras pessoas negras, as quais pretendem seguir pelo caminho acadêmico. Por fim, a entrevista também visa contribuir com a área de estudos de gênero, sexualidade, raça e etnia.

Biografia do Autor

  • Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS, Brasil.

    Pós-doutoranda pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Psicóloga Clínica e Supervisora.

  • Feibriss Henrique Meneghelli Cassilhas, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

    Doutora e mestra em Estudos da Tradução pelo programa de pós-graduação em Estudos da Tradução (PGET) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora Adjunta pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) na área de Letras Inglês.

  • Bruna Lopes Couto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil.

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

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Publicado

04-06-2024

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

Professora universitária negra e trans: entrevista com Feibriss Cassilhas. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 14, p. 1–22, 2024. DOI: 10.35699/2237-5864.2024.46953. Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/46953. Acesso em: 25 abr. 2025.