O contrato didático na aula universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.16209

Palavras-chave:

Docência universitária, Planejamento de ensino, Contrato didático

Resumo

Discute-se sobre a docência universitária por meio dos contratos didáticos, pautando-se na prática pedagógica desenvolvida no ensino de Didática nas Licenciaturas da Universidade Estadual de Ponta Grossa em 2019. Objetiva-se refletir sobre esta estratégia pedagógica a partir das compreensões teóricas e exemplos adotados na prática docente das autoras. Assim, problematizou-se: seria possível desencadear na docência universitária uma perspectiva de maior aproximação com os alunos, considerando uma relação mais colaborativa, com vistas ao desenvolvimento de autonomia discente? O referencial teórico contempla a definição de contrato didático enfatizando a relação estabelecida entre professor e aluno com vistas à aprendizagem dos conteúdos, pois, ao optar pelos contratos didáticos, a concepção de planejamento avança de uma prática unilateral (do professor aos alunos) para uma visão relacional (professores com os alunos que planejam colaborativamente). As autoras consideram ser imprescindível a adoção de uma concepção de docência que envolva o aluno na construção de sua autonomia.

Biografia do Autor

  • Maiza Taques Margraf Althaus, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

    Licenciou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi professora atuante na Educação Básica na rede pública e particular de ensino. Realizou seu Mestrado em Educação (UEPG). Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, cursou o Doutorado em Educação. Desde 1991 é professora na UEPG (Departamento de Pedagogia), atuando na formação de professores e desenvolvendo pesquisas nesta área. Leciona Didática nos cursos de graduação (Licenciaturas) e disciplinas de formação pedagógica para a Docência Universitária em Programas de Pós-Graduação. É membro da Equipe Gestora do Programa DES “Docência no ensino superior”, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UEPG. Participa do Projeto de Extensão "A dimensão didática do trabalho docente", na UEPG.

  • Viviane Aparecida Bagio, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

    Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação em Ciências e em Matemática. Licenciada em Pedagogia. Bacharela e licenciada em Matemática. Professora colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, lotada no Departamento de Pedagogia, área de Didática atuando em cursos de graduação (licenciaturas). Atua na equipe gestora e na formação pedagógica dos projetos voltados para o desenvolvimento da docência universitária do Programa DES (UEPG). Participa do Projeto de Extensão "A dimensão didática do trabalho docente", na UEPG. Atua como professora convidada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas na disciplina de Prática em Docência. Suas temáticas de pesquisa envolvem a docência universitária, a didática e a formação docente.

  • Denise Puglia Zanon, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

    Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente é doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na UEPG. Atuou como professora e pedagoga na Rede Pública Estadual de Ensino, privilegiando no trabalho junto aos estabelecimentos de ensino, os seguintes temas: planejamento docente, formação de professores e avaliação do processo ensino e aprendizagem. A partir do ano de 2007, integra o corpo docente do Departamento de Pedagogia, na UEPG, na área de Didática, nos cursos de graduação. Atua em projeto extensionista intitulado: "A dimensão didática no trabalho docente: as relações entre ensinar, aprender, pesquisar e avaliar” desde o ano de 2012. Na docência no ensino superior desenvolve estudos e pesquisas sobre: didática, prática pedagógica, extensão universitária e formação de professores.

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Publicado

03-06-2020

Edição

Seção

Artigos de opinião

Como Citar

O contrato didático na aula universitária. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–13, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.16209. Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/16209. Acesso em: 14 dez. 2024.