Empowering Song

uma abordagem de educação musical para pessoas marginalizadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.53155

Palavras-chave:

Educação musical, Música em prisões, Pedagogia, Inclusão social, Justiça social

Resumo

O objetivo deste estudo é explorar quais aspectos das atividades da abordagem Empowering Song têm sido utilizados no processo de ensino e aprendizagem de música para pessoas marginalizadas e como essas atividades podem afetá-las, fazendo com que modifiquem atitudes, as ajudem a compreender a si mesmas, aos outros, e como isso pode ajudar a construir a comunidade. Os métodos empregados foram pesquisa bibliográfica, questionário, entrevista semiestruturada e observação em reuniões do projeto Race, Prison, Justice, Arts, do coral Voices21C e do curso Empowering Song: music with body, mind and heart. O resultado da análise dos dados obtidos foi a organização das atividades em quatro categorias: aspectos músico-educacionais, filosóficos, psicológicos e sociológicos. A conclusão foi que a abordagem do Empowering Song impacta profundamente as pessoas marginalizadas por meio de sua interdisciplinaridade, funcionando como meio de justiça social, permitindo que elas se encontrem como artistas e se expressem por meio da arte.

Biografia do Autor

  • José Fortunato Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso

    José Fortunato Fernandes é Doutor em Música pela UNICAMP (2012), Mestre em Artes pela USP (2003), Bacharel em Música pela UNIRIO (1994). É autor dos livros “Educação de adolescentes em conflito com a lei: fatores socioculturais” (2015) e “Educação musical de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa através do canto coral” (2016). Desde 2011 é professor nos cursos de Música da UFMT. Tem desenvolvido pesquisa com o tema Música em Prisões. Em 2021 iniciou o projeto de extensão Canto que Liberta em penitenciárias de Cuiabá-MT. Fez pós-doutorado na Boston University (EUA) com pesquisa sobre música em prisões.

Referências

2020. "Traveling the Broken Road: Displacement and Songwriting in a Prison Setting." In My Body Was Left on the Street: Music Education and Displacement, edited by Khín Vu and André de Quadros, 62-70. Leiden & Boston: Brill.

Albornoz, Suzana. 2019. "A Utopia Concreta do Homem Cordial." Aufklärung 6 (2): 121-130.

Aranovich, Patrícia Fontoura. 2013. "O Riscontro: Considerações sobre a Política e a História em Maquiavel." Tempo da Ciência 20 (40) 71-90.

Arruda, Murilo Ferreira Velho de. 2019. "Música Comunitária em um Projeto Social de Lazer: Processos Educativos Decorrentes." Doctoral dissertation, São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

Barbosa, Ariel Dantas, and Íris Laiane S. Gomes. 2019. "Não Tinha Teto, Não Tinha Nada: Um Estudo sobre Invisibilidade Social com Moradores em Situação de Rua da Cidade de Alagoinhas-BA." Revista Tempo Amazônico 6 (2) 131-153.

Brandenburg, Olivia Justen, and Lidia Natalia Dobrianskyj Weber. 2005. "Autoconhecimento e Liberdade no Behaviorismo Radical." Psico-USF 10 (1) 87-92.

de Quadros, André. 2012. The Cambridge Companion to Choral Music. Cambridge: Cambridge University Press.

de Quadros, André. 2015a. "Case Study: ‘I once Was Lost but now Am Found’—Music and Embodied Arts in two American Prisons." In Oxford Textbook of Creative Arts, Health, and Wellbeing: International Perspectives on Practice, Policy, and Research, edited by Stephen Clift and Paul M. Camic, 187-191. Oxford: Oxford University Press.

de Quadros, André. 2015b. "Rescuing Choral Music from the Realm of Elite: Models for Twenty-One Century Music Making – Two Case Illustrations." In The Oxford Handbook of Social Justice in Music Education, edited by Gary Spruce, Paul Woodford, Cathy Benedict and Patrick K. Schmidt, 501-512. Oxford: Oxford University Press.

de Quadros, André. 2017. "Music, the Arts, and Global Health: In Search of Sangam, its Theory and Paradigms." Journal of Folklore Research, v. 54, n. 1-2, pp. 15-39.

de Quadros, André. 2018a. "Community Music Portraits of Struggle, Identity, and Togetherness." In The Oxford Handbook of Community Music, edited by Brydie-Leigh Bartleet and Lee Higgins, 265-279. Oxford: Oxford University Press.

de Quadros, André. 2018b. "Nurturing Vulnerability in Imprisoned Manhood: A Spirit Journey." In Queering Freedom: Music, Identity, and Spirituality, edited by K. Hendricks and J. B. Tillman, 187-200. Oxford, Bern, Berlin, Bruxelles, New York & Wien: Peter Lang.

de Quadros, André. 2019. Focus: Choral Music in Global Perspective. New York & London: Routledge Taylor & Francis Group.

de Quadros, André, and Emilie Amrein. 2023. Empowering Song: Music Education from the Margins. New York & London: Routledge Taylor & Francis Group.

de Quadros, André, and Sean Evelyn. 2023. "Smuggling in Humanity – Musicking through Prison Walls." Music Educators Journal 109 (3) 43-47.

de Quadros, André, Dave Kelman, Julie White, Christopher Sonn, and Alison Baker. 2021. Poking the WASP Nest: Young People, Applied Theatre, and Education about Race. Leiden & Boston: Brill.

Fernandes, José Fortunato. 2016. Educação Musical de Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa através do Canto Coral. Cuiabá: EdUFMT.

Freire, Paulo. 2018. Pedagogia do Oprimido. 65 ed. Rio de Janeiro & São Paulo: Paz e Terra.

Gil, Antonio Carlos. 2008. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas.

Grosfoguel, Ramón. 2009. "Para Descolonizar os Estudos de Economia Política e os Estudos Pós-Coloniais: Transmodernidade, Pensamento de Fronteira e Colonialidade Global." In Epistemologias do Sul, edited by Boaventura de Sousa Santos and Maria Paula Meneses, 383-417. Coimbra: Almedina & CES.

Howe, Emily, André de Quadros, Andrew Clark, and Khín T. Vu. 2020. "The Tunning of the Music Educator – A Pedagogy of the Commom Good for the Twenty-First Century." In Humane Music Education for the Common Good, edited by Iris M. Yob and Estelle R. Jorgensen, 107-126. Bloomington: Indiana University Press.

Lima, Márcio José Silveira. 2017. "Filosofia e Interdisciplinaridade." Pro-posições 28 (1) 125-140.

Lima, Patrícia Valle de Albuquerque. 2008. "O Holismo em Jan Smuts e a Gestalt-Terapia." Revista da Abordagem Gestáltica 14 (1) 3-8.

Melo, Maria Aparecida V. de, Ricardo S. de Almeida, and Maria Aparecida Cruz. 2021. "The Discourse on Interdisciplinarity in Paulo Freire." Open Minds International Journal 2 (3) 73-84.

Osborne, Natalie. 2015. "Intersectionality and Kyriarchy: A Framework for Approaching Power and Social Justice in Planning and Climate Change Adaptation." Planning Theory, v. 14, n. 2, pp. 130-151.

Publicado

2024-08-22

Edição

Seção

Articles

Como Citar

“Empowering Song: Uma Abordagem De educação Musical Para Pessoas Marginalizadas”. 2024. Per Musi 25 (agosto): 1-23. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.53155.

Artigos Semelhantes

1-10 de 146

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.