... E jazerá em jardim florido

estudo preliminar sobre usos tópicos na representação da mariologia na música de José Maurício Nunes Garcia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2019.5309

Palavras-chave:

José Maurício Nunes Garcia, Música e Discurso, Retórica Musical, Mariologia, Música Religiosa no Brasil

Resumo

A música de José Maurício Nunes Garcia é uma sofisticada manifestação da estética galante no Brasil colônia, principalmente no que diz respeito a entender a composição musical como uma forma específica de oratória. Constituída sobre campos expressivos pré-composicionais (tópicas), trabalhados de forma modular através de tropificações de seus parâmetros, e tendo no contraste como jogo expressivo sua força motriz, sua música ombreava com a de mestres europeus coevos de forma singular. Visando a exposição de ideias e imagens por metáforas musicais, o compositor organizava sua escrita como discurso. O objetivo desse texto é apresentar uma hipótese discursiva de José Maurício: a devoção mariana expressa na Mariologia. Dentro de uma sociedade forjada sobre a ideia da fé, a Mariologia tornou-se uma das forças de longa duração de mais penetração na formação do capital colonial da sociedade Ocidental. Nas colônias portuguesas, esta devoção tornou--se mediadora de mentalidades que iam desde a justificativa do patriarcalismo até a perspectiva de liberdade da população escrava, através da redenção do julgo opressivo na morte. O objetivo desse texto é introduzir a discussão sobre as plataformas marianas que o discurso musical de José Maurício se insere. O modo de buscar essa manifestação seria, aqui, revelado pelo espaço expressivo que a tradição musical conotou à representação de Maria: a pastoral. Assim, buscando observar desde o trato dos afetos, os usos tópicos, e suas tropificações, assim como a estratégias de jogo expressivo dos contrastes, trato de justificar o que poderia ser uma manifestação da Mariologia, enquanto discurso consciente da devoção e uso de seus símbolos dentro de uma articulação retórica para a sua afirmação.

Biografia do Autor

  • Diósnio Machado Neto, Universidade de São Paulo, Brasil

    Professor Livre-Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH—USP) e professor do programa de Pós-Graduação em Musicologia da Escola de Comunicação e Artes (PPGMUS-ECA) e do Programa de Modificação Social e Participação Política da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (PROMUSPP-EACH), da Universidade de São Paulo. É membro do Italian and Ibero American Relationships Study Group (RIIA), sediado no IMLA—Veneza (Instituto per lo studio della musica latinoamericana durante il periodo coloniale); do Study Group IMS Early Music in the New Word; e do Núcleo Caravelas do CESEM da Universidade Nova de Lisboa. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes em 2009 pela tese «Administrando a festa: Música e iluminismo no Brasil colonial». É fundador da Associação Regional para América Latina e Caribe da International Musicological Society (ARLAC—IMS) e da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS). Coordena o Laboratório de Musicologia (LAMUS-EACH).

Downloads

Publicado

2019-09-12

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“. E Jazerá Em Jardim Florido: Estudo Preliminar Sobre Usos tópicos Na representação Da Mariologia Na Música De José Maurício Nunes Garcia”. 2019. Per Musi, nº 39 (setembro): 1-28. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2019.5309.

Artigos Semelhantes

11-20 de 174

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.