Anatomia de um gesto retórico
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2017.5253Palavras-chave:
gesto retórico, audição encarnada, audição metafórica, análise gestual, retórica musicalResumo
O artigo analisa um gesto retórico que aparece frequentemente no repertório tonal e pós-tonal, a partir de uma análise de Patrick McCreless realizada em 2006 sobre o mesmo assunto. Defende-se a ideia de que o gesto é mais limitado do que o autor propõe nessa referência, reduzindo-o a três fases relacionadas com o processo da expectativa. Para realizar a análise foram revisadas as definições de gesto em geral e de gesto retórico em particular, propostas por renomados pesquisadores. A análise é baseada em conceitos que envolvem: a participação do corpo na audição de música, a atribuição de significado, a audição metafórica, e, finalmente, o modelo de expectativas recentemente proposto por David Huron. Os casos de gesto que aparecem no repertório pianístico e sinfônico, desde o século XVIII até o principio do século XX são investigados.
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