Estética vocal na transição da Renascença para o Barroco: revisão de fontes historiográficas sobre o treinamento vocal e ornamentação

Autores

  • Iara Regina Fricke Matte Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Palavras-chave:

tratados sobre voz, estética vocal na música antiga, voz na renascença e protobarroco, ornamentação vocal

Resumo

As fontes historiográficas e secundárias nos ajudam a compreender melhor parte da estética vocal do final da Renascença e início do Barroco. Nelas fica claro a influência do texto literário – seu significado e dicção –, da impostação natural da língua materna e do uso de ornamentação na construção do ideal sonoro vocal do período. Após examinarmos algumas destas fontes, concluímos que a homogeneização de registros não fazia parte deste ideal sonoro, que a ornamentação vocal era extremamente valorizada no período e que a língua materna influenciava sobremaneira a sonoridade e a utilização do aparato vocal no canto.

Biografia do Autor

  • Iara Regina Fricke Matte, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

    Iara Regina Fricke Matte

    Doutora em Regência

    Coordenadora da área de regência

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Publicado

2018-05-05

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Estética Vocal Na transição Da Renascença Para O Barroco: Revisão De Fontes historiográficas Sobre O Treinamento Vocal E ornamentação”. 2018. Per Musi, nº 36 (maio). https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/5197.

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