O Bruxo e o Maestro
a colaboração musical entre Carlos Barbosa-Lima & Tom Jobim
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.49464Palavras-chave:
violão solo, arranjos para violão, Antonio Carlos Jobim, Carlos Barbosa-Lima, Música popular brasileiraResumo
O objetivo do artigo é descrever os principais marcos da relação entre o violonista Carlos Barbosa-Lima e o compositor Antonio Carlos Jobim. Ao longo de mais de uma década os dois cultivaram uma profícua colaboração musical alimentada pela mútua admiração. A partir do trabalho conjunto em torno dos arranjos para violão solo das músicas de Jobim, estabeleceu-se uma amizade que teve reflexos positivos sobre a trajetória de ambos: pelas mãos de Barbosa-Lima, Jobim foi definitivamente incorporado ao repertório do violão de concerto; por meio de Jobim, Barbosa-Lima obteve maior projeção entre o público de jazz e música popular, inclusive no Brasil. Desta cooperação nasceu o projeto de compor um “Concerto para violão e orquestra” que, embora não concretizado, mostra quão estimulante foi a ligação entre o brujo do violão e o Maestro soberano.
Referências
Augusto, Sergio. 2002. “Biografia”. In Cancioneiro Jobim. Editado por Paulo Jobim. 2ª ed. revista. Rio de Janeiro: Jobim Music.
Barbosa-Lima, Carlos. 1982. Carlos Barbosa-Lima plays the Music of Antonio Carlos Jobim & George Gershwin. Concord Concerto, CCD-42005, 1982/1990 (reedição ampliada).
Barbosa-Lima, Carlos. 1983. “An interview with Carlos Barbosa-Lima”. Entrevista concedida a Brian Hodel. Classical Guitar, Gateshead, v.1, n.5, 48-49, may/june 1983.
Barbosa-Lima, Carlos. 1984. “Carlos Barbosa-Lima interviewed”. Entrevista concedida a Paul Magnussen. Disponível em: http://www.paulmagnussen.com/carlos-barbosa-lima-interview.html Acesso em: 12/03/2023.
Barbosa-Lima, Carlos, e Sharon Isbin. 1987. Carlos Barbosa-Lima & Sharon Isbin – Brazil with Love. Concord Picante, CCD-4320.
Barbosa-Lima, Carlos. 1993. Antonio Carlos Jobim 9 pieces arranged for solo guitar by Carlos Barbosa-Lima. San Francisco: GSP.
Barbosa-Lima, Carlos. 1999/2000. “Entrevista com Carlos Barbosa-Lima”. Entrevista concedida a Fabio Zanon. Revista Violão Intercâmbio, n. 38, Ano VII, 18-21, nov/dez. 1999 (parte I); n. 39, Ano VIII, 23-27, jan/fev. 2000 (parte II); n. 40. Ano VII [sic], 21-26, mar/abr. 2000 (parte III).
Barbosa-Lima, Carlos. 2009. “Carlos Barbosa-Lima”. Entrevista concedida a Eugênio Reis. Revista Digital BGM (Brazilian Guitar Magazine), n. 8, 20-28, maio 2009.
Barbosa-Lima, Carlos. 2012. “O violão no Brasil. The Guitar in Brazil”. Entrevista concedida ao Movimento Violão. Gravada em 24/04/2012. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tYw7AJA-_yY Acesso em: 19/03/2023.
Bellinati, Paulo. 1996. “Spider Monkeys”. Entrevista concedida a Luiz Roberto Oliveira. Disponível em: https://web.archive.org/web/20011205094127/http:/jobim.com.br/entrevistas/bellinati.html Acesso em: 25/05/2023.
Bobri, Vladimir. 1983. “Spotlight on Antonio Carlos Jobim”. Guitar Review, New York, n. 55, 1-4, fall 1983.
Cabral, Sergio. 1997. Antônio Carlos Jobim – uma biografia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lumiar editora.
Castagna, Paulo, e Werner Schwarz. 1993. “Uma bibliografia do violão brasileiro 1916-1990”. Revista Música, São Paulo, vol.4, n.2, 190-218.
Castro, Ruy. 2017. “Dois gênios com tanto em comum – e em incomum”. In A onda que se ergueu no mar – novíssimos mergulhos na Bossa Nova. 2ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Companhia das Letras.
Duarte, Luiz. 2010. “Os arranjos de Claus Ogerman na obra de Tom Jobim: revelação e transfiguração da identidade da obra musical”. Dissertação de mestrado. Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB).
Hodel, Brian. 1985. “Antonio Carlos Jobim – Guitar Player”. Manuscrito do artigo (datilografado, sem data). Disponível em: https://www.jobim.org/jobim/handle/2010/8226 Acesso em: 20/05/2023. Também publicado em Classical Guitar. Gateshead, v. 3, n.7, p.19-21, march 1985.
Jobim, Antonio Carlos. 1982. “Contracapa”. In Carlos Barbosa-Lima plays the Music of Antonio Carlos Jobim & George Gershwin. Concord Concerto, CCD-42005, 1982/1990 (reedição ampliada).
Jobim, Antonio Carlos. 1987. “Contracapa”. In Carlos Barbosa-Lima & Sharon Isbin – Brazil with Love. Concord Picante, CCD-4320, 1987.
Kayath, Marcelo. 2009. “Violão: pequena orquestra ou grand piano?” Fórum do Violão (www.violao.org), 24/04/2009. Disponível em: https://violao.org/topic/6480-violao-pequena-orquestra-ou-grand-piano/ Acesso em: 26/04/2023.
Motta, Daniel. 2012. “‘Quadros de uma exposição’ para violão solo por Kazuhiro Yamashita”. Dissertação de mestrado. Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Nobile, Lucas. 2018. Raphael Rabello – o violão em erupção. São Paulo: editora 34.
Santos, Nélson Pereira, dir. 1984. A música segundo Tom Jobim. Série em 4 episódios. São Paulo, TV Manchete. Disponível em: https://www.jobim.org/jobim/handle/2010/8248 Acesso em: 20/04/23.
Schudel, Matt. 2022. “Carlos Barbosa-Lima, virtuoso Brazilian guitarist, dies at 77”. The Washington Post (26/2/2022). Disponível em: https://www.washingtonpost.com/obituaries/2022/02/26/brazilian-guitarist-barbosa-lima-dies/ Acesso em: 24/04/23.
Small, Marc. 2018. “Artful Arrangement: Carlos Barbosa-Lima, Manuel Barrueco, Bill Kanengiser, and David Russel. On Translating Pieces to the Guitar”. Classical Guitar, Gateshead, spring 2018. Disponível em: https://classicalguitarmagazine.com/artful-arrangement-carlos-barbosa-lima-manuel-barrueco-bill-kanengiser-and-david-russell-on-translating-pieces-to-the-guitar/ Acesso em: 25/04/23.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.