Haydn, segundo Villa-Lobos

uma análise do 1º movimento do Quarteto de cordas nº 7 de Villa-Lobos

Autores

Palavras-chave:

Villa-Lobos, Franz Haydn, Neoclassicismo, Quarteto de cordas, Forma sonata

Resumo

Este estudo analisa o 1º movimento do Quarteto de Cordas nº 7 de Villa-Lobos e investiga possíveis referências aos quartetos de cordas compostos por Franz Haydn, como Villa-Lobos sugeriu a Arnaldo Estrella.

Biografia do Autor

  • Paulo de Tarso Salles, Universidade de São Paulo (USP)

    Compositor, professor, violonista e pesquisador nascido em São Paulo. Leciona Contraponto, Harmonia e Análise Musical no Departamento de Música da ECA/USP. Coordenador do PAM – Laboratório de Percepção e Análise Musical (ECA/USP), junto com a Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira. Autor dos livros: Aberturas e impasses: a música no pós-modernismo (ed. Unesp, 2005) e Villa-Lobos: processos composicionais (Ed. Unicamp, 2009). Desenvolve pesquisas sobre: processos composicionais de Villa-Lobos; Análise Musical de obras dos séculos XX-XXI e Música e Pós-Modernismo. Seu projeto de pesquisa “Processos composicionais de Villa-Lobos: uma análise dos seus Quartetos de Cordas” tem apoio FAPESP. Foi Presidente da Comissão Científica do Simpósio Internacional Villa-Lobos realizado em São Paulo (de 16 a 21 de novembro de 2009), no MASP, por ocasião das homenagens ao cinquentenário de morte de Villa-Lobos.

Referências

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Publicado

2012-01-10

Edição

Seção

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Como Citar

“Haydn, Segundo Villa-Lobos: Uma análise Do 1º Movimento Do Quarteto De Cordas Nº 7 De Villa-Lobos”. 2012. Per Musi, nº 25 (janeiro): 1-12. https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/40106.

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