Interpretação – reprodução musical – teoria da performance

reunindo-se os elementos para uma reformulação conceitual da(s) prática(s) interpretativa(s)

Autores

  • Frank Michael Carlos Kuehn Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

Prática(s) interpretativa(s), Teoria da interpretação, Teoria da performance, Tradição musical vienense, Reformulação conceitual da(s) prática(s) interpretativa(s)

Resumo

Notam-se nas ciências humanas enormes dificuldades na definição e no emprego dos conceitos que designam fenômenos culturais. Isso vale também para a área da música, onde costuma se notar certa confusão quando se passa para o entendimento do que designam os termos interpretação e performance. Por fim, propõe-se o trinômio reprodução musical, interpretação e performance como arcabouço conceitual para o ensino e a pesquisa da(s) prática(s) interpretativa(s). Ao mesmo tempo, o campo teórico da disciplina aumenta em sua abrangência migrando de uma noção embasada quase que unicamente na interpretação para a de um processo artístico multiforme de grande potencial produtivo e transformador que inclui também os elementos extramusicais da reprodução.

Biografia do Autor

  • Frank Michael Carlos Kuehn, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

    Natural de Berlim, Alemanha, Frank Michael Carlos Kuehn estudou violão, guitarra elétrica e percussão. Músico, participou de diversas formações musicais. Atraído pela música brasileira, emigrou para a cidade do Rio de Janeiro, onde passou a atuar em recitais de música erudita e popular, no magistério e na pesquisa acadêmica. Graduado em Educação Musical pela UFRJ, é Mestre em Música pela UFRJ, e Doutor em Música pela UNIRIO. Atualmente, sua pesquisa enfoca questões relativas à prática musical com seus desdobramentos estéticos e filosóficos para a teoria da interpretação e da performance. Definida em áreas de conhecimento, sua pesquisa contempla: interpretação musical, teoria da interpretação, teoria da performance, teoria crítica da arte e da sociedade, e filosofia da música.

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Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Interpretação – reprodução Musical – Teoria Da Performance: Reunindo-Se Os Elementos Para Uma reformulação Conceitual da(s) prática(s) interpretativa(s)”. 2012. Per Musi, nº 26 (dezembro): 1-14. https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39890.