Apontamentos retórico-musicais no Largo do Concerto n.5, BWV 1056, de Johann Sebastian Bach

Autores

  • Pablo Alberto Lanzoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Retórica em música, Análise musical, J. S. Bach, BWV 1056

Resumo

O presente artigo discute a análise retórica do Largo do Concerto n.5 em Fá menor, BWV 1056 de Johann Sebastian Bach. No primeiro momento, é apresentada uma revisão dos princípios retóricos e de como eles se transportam à música. A seguir, é proposta uma análise do movimento mencionado, partindo da discussão já exposta. O exercício analítico exemplifica como os princípios retóricos estão intimamente relacionados à música do período barroco.

Biografia do Autor

  • Pablo Alberto Lanzoni , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Mestrando em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde pesquisa as aproximações entre o discurso cinematográfico e o discurso musical. Possui graduação em Música - habilitação em Regência Coral (2008) pela mesma universidade. Desde 2011, é professor de música do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – campus Porto Alegre. Já atuou em diferentes coros e orquestras.

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Publicado

2013-06-13

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Apontamentos retórico-Musicais No Largo Do Concerto n.5, BWV 1056, De Johann Sebastian Bach”. 2013. Per Musi, nº 27 (junho): 1-9. https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39874.

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