Fundamentos biomecânicos da postura e suas implicações na performance da flauta

Autores

  • Marcelo Parizzi Marques Fonseca Universidade Federal de São João Del Rey
  • Francisco Eduardo Costa Cardoso Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-0808-0116
  • Antônio Carlos Guimarães Universidade Federal de São João Del-Rey

Palavras-chave:

Música e biomecânica, Postura, Flauta, Performance, Saúde do músico

Resumo

O estudo sistemático de um instrumento musical não é uma tarefa simples e implica numa demanda física e emocional difícil de imaginar por quem não se dedica a essa atividade. Pesquisadores reconhecem que tal demanda afeta significativamente a carreira do músico instrumentista e pesquisas importantes têm sido conduzidas sobre este assunto. Diante deste contexto, este artigo apresenta um estudo dos fundamentos da biomecânica da postura e suas implicações na performance da flauta. A partir da conceituação da postura normal, considerando o centro de gravidade corporal, a musculatura da estática e a postura normal em pé e sentada, foram elencados os aspectos fundamentais da biomecânica da postura na performance da flauta e as alterações posturais inerentes à sua performance.

Biografia do Autor

  • Marcelo Parizzi Marques Fonseca, Universidade Federal de São João Del Rey

    Marcelo Parizzi, flautista nascido em Belo Horizonte, é professor de flauta transversal e flauta doce da Universidade Federal de São João del Rei. É doutorando no programa de Pós Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto pela Escola de Medicina da UFMG, mestre em performance pela Escola de Música da UFMG e desenvolve pesquisa voltada à saúde do músico, priorizando os problemas técnico-posturais dos instrumentistas de sopro. Em 2004, foi o único representante da América Latina a ter participação ativa na Master Class Internacional, na Suíça, ministrada pelo flautista James Galway, fazendo parte de um grupo de 20 flautistas escolhidos no mundo inteiro. Em 2006, apresentou-se com o pianista Phillip Moll e com a soprano Yuko Takemichi. Apresenta-se regularmente com o pianista João Gabriel Marques (MG).

  • Francisco Eduardo Costa Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

    Francisco Eduardo Costa Cardoso possui graduação em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Alagoas (1986), mestrado (1991) e doutorado (1994) em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez Residência Médica em Neurologia no Hospital das Clínicas da UFMG (1988-1991) e Clinical Post-Doctoral Fellowship (1991-1993) no Parkinson´s Disease Center and Movement Disorders Clinic, Baylor College of Medicine, Houston, TX, EUA, sob a supervisão de Joseph Jankovic MD (1991-1993). Atualmente é Professor Titular (Departamento de Clínica Médica - Neurologia) da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doença de Parkinson, coréia de Sydenham e outras manifestações neurológicas de febre reumática, anticorpos anti-núcleos da base, coréias em geral e outros distúrbios do movimento.

  • Antônio Carlos Guimarães, Universidade Federal de São João Del-Rey

    Antônio Carlos Guimarães possui graduação em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em Master of Music - University of New México (1995) e doutorado em Doctor of Musical Arts - University of Iowa (2003). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Música da Universidade Federal de São João Del-Rei.

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Publicado

2015-06-10

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Fundamentos biomecânicos Da Postura E Suas implicações Na Performance Da Flauta”. 2015. Per Musi, nº 31 (junho): 1-22. https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38563.

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