Performance e sentido no DVD da Banda Quilombo do Rio das Rãs
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2022.36936Palavras-chave:
Performance., Produção de sentidos, Quilombolas, IdentidadeResumo
O texto tem por objeto a relação entre performance e produção de sentidos no espetáculo da Banda Quilombo do Rio das Rãs, realizado em 2009, na cidade de Bom Jesus da Lapa-Ba. A análise foi calcada nas regras da performance (Zumthor 2014), tendo como referência o tempo e o lugar de realização do espetáculo, a finalidade do ato comunicacional, as ações dos músicos e das dançarinas e o perfil do público, nos diferentes tempos de recepção. O protagonista da ação performática é o sujeito quilombola, que fez da música o meio para sair da sua condição habitual, marcada pela exclusão e pelo preconceito. Por outro lado, o trabalho buscou refletir sobre o poder da performance, de modificar o conhecimento que artistas e público têm sobre si mesmo e sobre o outro e, portanto, de atuar sobre a percepção do mundo que mobiliza os sujeitos em seus processos identitários.
Referências
Banda Quilombo do Rio das Rãs. 2009. Bom Jesus da Lapa: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia,. 1 DVD (1h33 min.).
Bourdieu, Pierre.1989. O Poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
Doria, Siglia Z. e Carvalho, José J. de. 1996. “A experiência comunitária.” In O Quilombo do Rio das Rãs: histórias, tradições, lutas, org. por José J. Carvalho, Siglia Z. Doria e Adolfo N. de Oliveira Jr, 115-153. Salvador: EDUFBA.
Dutra, Nivaldo O. 2007. Liberdade é reconhecer que estamos no que é nosso: Comunidades negras do Rio das Rãs e da Brasileira - BA (1982-2004). Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Gomes, Nilma L. 2017. O Movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes.
Lipovetsky, Gilles e Serroy, Jean. 2011. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das letras.
Martín-Barbero, Jesús. 1997. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de. Janeiro: UFRJ.
Munanga, Kabengele e Gomes, Nilma L. 2016. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global.
Oliveira, Íris M. de e Paiva, Pe. Antônio M. de. s./d. História da PJMP. Disponível em: http://www.pjmp.org/historia. Acesso em: 9 set. 2020.
Oliveira Jr, Adolfo N. de. 1996. “Reflexão antropológica e prática pericial.” In O quilombo do Rio das Rãs: Histórias, tradições, lutas, org, por José J. de Carvalho, Siglia Z. Doria e Adolfo N. de Oliveira Jr, 152-175. Salvador: EDUFBA.
Schaeber, Petra. 1997. “Música negra nos tempos de globalização: produção musical e management da identidade étnica – o caso do Olodum.” In Ritmos em trânsito: sócio-antropologia da música baiana, org. por Livio Sansone e Jocélio T. dos Santos. São Paulo: Dynamis.
Zumthor, Paul. 2014. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.