Motivações, crenças e reforço musical em casa na educação musical precoce

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.33071

Palavras-chave:

Motivos, Benefícios, Pais, Educação musical precoce, Reforço musical domiciliar

Resumo

O contexto social e cultural condiciona a forma como os pais apoiam e enriquecem as experiências musicais dos seus filhos. Sabe-se que a frequência e o tipo de estimulação que as crianças recebem nos seus primeiros dois anos de vida é a chave para o seu desenvolvimento posterior. O objetivo do nosso estudo foi explorar as crenças e motivações que levam os pais de crianças dos 0 aos 2 anos de idade a inscrever os seus filhos em aulas de educação musical precoce; e a sua possível relação com o reforço musical oferecido em casa. Os resultados mostraram que os motivos se baseiam na visão de uma série de benefícios que os pais dão à estimulação precoce. Além disso, a visão positiva que os pais têm sobre esta formação musical parece estar relacionada com a frequência com que pais e filhos interagem musicalmente.

Biografia do Autor

  • Mar Galera-Núñez, Universidade de Sevilla, Espanha

    Professora do ensino superior nas especialidades de: Piano, Música de Câmara e Solfejo e Teoria da Música. É licenciada em História da Arte pela Universidade de Sevilha, perita em Métodos e Recursos para a Educação Musical pela Universidade de La Laguna e doutorada em Ciências da Educação. É professora certificada de educação musical infantil nos seguintes programas: Musica em Culla (Itália), IGEME (Espanha) e GILM (EUA). Pertence ao Departamento de Educação Artística da Universidade de Sevilha (Espanha) onde lecciona desde 2006. Ela é membro do Grupo de Investigação Didáctica (GID). As suas principais linhas de investigação estão relacionadas com a educação musical e as línguas artísticas na educação. Participou como directora e investigadora em diferentes projectos de investigação relacionados com a educação musical e foi membro do comité científico de diferentes Congressos de Educação. É membro do conselho editorial e consultivo das revistas Espacio y Tiempo e Eufonía. É também revisora em diferentes revistas relacionadas com música e educação artística: LEEME, Educación XX1, Pedagogía Social, Electronic Journal of Research in Educational Psychology, entre outras. Tem quase uma centena de obras publicadas, incluindo comunicações, artigos de revistas, capítulos e livros relacionados com a educação musical.

  • Sara Carmona-Rodríguez, Universidade de Sevilha, Espanha

    Formada pela Universidade de Sevilha como professora de Educação Musical e como professora de Educação Primária, com Mestrado em Educação Secundária e Bacharelado. Está atualmente fazendo seus estudos de Doutorado no programa de Educação da Universidade de Sevilha. Ela também é certificada como professora de Educação Musical Infantil pelo Instituto Gordon de Educação Musical na Espanha (IGEME). Tem experiência de trabalho como professora especializada em música para a fase de Educação Infantil em vários centros de Educação Infantil na província de Sevilha, dentro do projeto Gongmusica. Também possui experiência como Educadora de Primeiros Anos na conhecida The Park Academy Childcare, um grupo líder de Escolas Infantis na Irlanda, conhecido por sua pedagogia baseada no método Aistear-Siolta, após o qual ela obteve o certificado FCE (B2) do Instituto Britânico de Sevilha, Cambridge Assessment English.

Referências

Bailey, Jennifer Ann, Robert J. Zatorre, y Virginia B. Penhune. 2014. “Early musical training is linked to gray matter structure in the ventral premotor cortex and auditory–motor rhythm synchronization performance”. Journal of Cognitive Neuroscience, 26(4): 755–767.

Barrett, Margaret. S. 2009. “Sounding lives in and through music: A narrative inquiry of the everyday musical engagement of a young child”. Journal of Early Childhood Research, 7: 115–134.

Berger, Audrey A., y Shelly Cooper. 2003. “Musical play: A case study of preeschool children and parents”. Journal of Research in Music Education, 51(2): 151-165.

Bi, Yujuan. 2011. “A Report of Survey on Conditions of Preschool Children’s Family Music Education”. International Education Studies, 4(3): 105–108.

Bradley, Robert H., y Diane Putnick L. 2012. “Housing quality and access to material and learning resources within the home environment in developing countries”. Child Development, 83(1): 76–91.

Brand, Manny. 1985. “Development and validation of the home musical environment scale for use at the early elementary level”. Psychology of Music, 31(1): 40-48.

Britto, Pia R., Stephen Lye J., Kerrie Proulx, AishaK Yousafzai, Stephen Matthews G., y Tyler Vaivada. 2017. “Nurturing care: promoting early childhood development”. Lancet, 389(10064): 91–102.

Brodsky, Warren, Idit Sulkin, y Michal Hefer. 2020. “Musical engagement among families with young children: a CMBI (V.972) study”. Early Child Development and Care, 190(9): 1483–1496.

Brooks, Wendy Louise. 2015. An investigation of music and screen media in the lives of young children. [Tesis doctoral no publicada]. University of Sydney, Sydney, Australia.

Cooper, Shelly., y Audrey Berger Cardany. 2012. “The importance of parents in early childhood music program evaluation”. En Learning from young children: Research in early childhood music, editado por Suzanne L. Burton y Cynthia Crump Taggart, 95-111. Roman and Littlefield Education: Lanham, Maryland.

Costa-Giomi, Eugenia, y Beatriz Illari. 2014. “Infants’ preferential attention to sung and spoken stimuli”. Journal of Research in Music Education, 62 (2): 188–194.

Costa-Giomi, Eugenia. 2014. “Mode of presentation affects infants’ preferential attention to singing and speech”. Music Perception: An Interdisciplinary Journal, 32 (2): 160–169.

Custodero, Lori A., Pia Rebello Britto, y Jeanne Brooks-Gunn. 2003. “Musical lives: A collective portrait of American parents and their young children”. Applied Developmental Psychology, 24: 553–72.

Dai, David Yun, y Robin Schader. 2010. “Parents’ reasons and motivations for supporting their child’s music training”. Roeper Review, 24(1): 23–26.

De Vries, Peter. 2007. “The use of music CDs and DVDs in the home with the under fives: What the parents say”. Australian Journal of Early Childhood, 32(4): 18- 21.

De Vries, Peter. 2009. “Music at home with the under fives: What is happening?”. Early Childhood Development and Care, 179(4): 395-405.

DeVries, Peter. 2005. “Lessons from home: Scaffolding vocal improvisation and song acquisition with a 2 years-old”. Early Childhood Education Journal, 32(5): 307-312.

Engel, Emma. 2020. The effect of songs and chants with words on phonological awareness in early childhood. [Tesis doctoral]. Newark, Delaware: University of Delaware.

Gilstrap, Erica Lynn Shelton. 2015. Neuroscience to music education: an overview of current research, and implications for pedagogy and policy. [Tesis doctoral]. Los Angeles, California: California State University.

Grasso, Livio. 2006. Encuestas: Elementos para su diseño y análisis. Córdoba: Encuentro Grupo Editor.

Habibi, Assal, Antonio Damasio, Beatriz Ilari, Matthew Elliot Sachs, y Hanna Damasio. 2018. “Music training and child development: A review of recent findings from a longitudinal study”. Annals of the New York Academy of Sciences, 1423: 73–81.

Ilari, Beatriz. 2018. “Musical Parenting and Music Education: Integrating Research and Practice”. Update: Applications of Research in Music Education, 36(2): 45–52.

Ilari, Beatriz, y Susan Young. 2016. Children’s home musical experiences across the world. Bloomington, In: Indiana University Press.

Koops, Lisa Huisman. 2011. “Perceptions of Current and Desired Involvement in Early Childhood Music Instruction”. Visions of Research in Music Education, 17.

MacMillan, James y, Sally Schumacher. 2012. Investigación educativa: una introducción conceptual (5a ed., última reimp.). Madrid: Pearson-Addison Wesley.

Mallett, Catherine Ann. 2000. An examination of parent /caregiver attitudes toward music instruction, the nature of the home musical environment, and their relationship to the developmental music aptitude of preschool children. [Tesis doctoral]. Lincoln, Nebrasca: Universidad de Nebrasca.

McPherson, Gary E. 2009. “The role of parents in children's musical development”. Psychology Of Music, 37 (1): 91–110.

Melody, Brian. M. 2009. Student and parent attitudes regarding enrollment in middle school band. [Tesis doctoral]. Minnesota: University of St. Thomas.

Mualem, Orit y, Phina Klein. 2013. “The communicative characteristics of musical interactions compared with play interactions between mothers and their one-year-old infants”. Early Child Development and Care, 183 (7): 899–915.

Politimou, Nina, Lauren Stewart, Daniel Müllensiefen, y Fabia Franco. 2018. “Music@home: A novel instrument to assess the home musical environment in the early years”. PLoS ONE, 13(4): 1–23.

Romanik, Michael John. (2016). An investigation of the relationship between the home music environments and music aptitudes of kindergarten students. [Tesis doctoral]. East Lansing, Nebrasca: Michigan State University.

Rothstein, Jessica, Audrey J. Bukland, Kristin Gagnier, Mayra Ochoa, Aliya Allen-Valley, Belinda Jivapong, Lilia Cabrera, Elli Leontsini, y Kelly Fisher. 2021. “Assessing the play and learning environments of children under two years in peri-urban Lima, Peru: A formative research study”. BMC Public Health 21: 108.

Scarlato, Mya Katherine Mag. 2020. “Musical fatherhood: A phenomenological study”. Journal of Research in Childhood Education, DOI: 10.1080/02568543.2020.1728445.

Shoemark, Helen, y Sarah Arnup. 2014. “A survey of how mothers think about and use voice with their hospitalized new born infant”. Journal of Neonatal Nursing, 20 (3): 115–121.

Skara, Jacqueline Skara. 2019. A descriptive profile of involvement and beliefs of the parents of the fairview violin project (Order No. 22585064). [Tesis doctoral]. Bloominngton, Indiana: Indiana University.

Tamis-LeMonda, Catherine S., Marc H Bornstein, y Lisa Baumwell. 2001. “Maternal responsiveness and children's achievement of language milestones”. Child Development, 72(3): 748–767.

Valerio, Wendy H., Alison M. Reynolds, Grant B. Morgan, y Ann A. Mcnair. 2012. “Construct Validity of the Children’s Music-Related Behavior Questionnaire”. Journal of Research in Music Education, 60(2): 186–200.

Young, Susan. 2008. “Lullaby light shows: Everyday musical experience among undertwo-year-olds”. International Journal of Music Education, 26(1): 33-46.

Young, Susan. 2015. “Early childhood music education research: An overview”. Research Studies in Music Education, 38(1): 9–21.

Publicado

2021-07-04

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Motivações, crenças E reforço Musical Em Casa Na educação Musical Precoce: Um Estudo De Caso”. 2021. Per Musi, nº 41 (julho): 1-18. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.33071.

Artigos Semelhantes

1-10 de 380

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)