Análise do domínio “Cognição” do Protocolo Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.25269

Palavras-chave:

Musicoterapia, Análise, IMTAP, Transtornos específicos de aprendizagem, Música

Resumo

A maioria dos instrumentos avaliativos em Musicoterapia necessitam ter sua eficácia comprovada, direcionando as intervenções de forma condizente às necessidades do indivíduo. Portanto, investigou-se se uma série de atividades criadas para avaliar o domínio “Cognição” do protocolo IMTAP em relação a uma bateria formada pelos instrumentos psicológicos normalmente utilizados em avaliação cognitiva da leitura. Com base nas relações inferidas entre linguagem musical e a linguagem escrita e nos estudos sobre a intervenção musical na dislexia, explorou-se a possibilidade de que as crianças identificadas em risco de dislexia pudessem apresentar algum comprometimento no domínio “Cognição” do IMTAP, domínio que avalia o maior número de constructos similares aos itens avaliados nos instrumentos psicológicos. As expectativas do estudo, não foram confirmadas. As correlações de Pearson, embora tenham sido significativas, foram muito baixas, sugerindo que os constructos avaliados pelo IMTAP são diferentes dos construtos dos outros testes utilizados.

Biografia do Autor

  • Alexandra Monticeli, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduada em Musicoterapia e mestre em Cognição e Comportamento pela Universidade de Minas Gerais (UFMG). Também é formada no Curso Técnico em Flauta Doce pelo Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga, em Varginha – MG. Atua como musicoterapeuta com atendimentos a múltiplas deficiências cognitivas e motoras. É Vice-Presidente e membro fundadora da Associação de Profissionais e Estudantes de Musicoterapia do Estado de Minas Gerais (APEMEMG).

  • Ângela Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade de Dundee/Escócia e pos-doutorado pela Universidade de Educação de Ludwigsburg/Alemanha. É professora titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua na área de processos cognitivos básicos, com foco na linguagem escrita e na elaboração de medidas de avaliação das habilidades de leitura e de escrita para crianças. É fundadora e coordenadora do site DislexiaBrasil. Nessa capacidade tem se especializado na elaboração de: 1. cursos on-line de formação de professores da educação básica sobre a aprendizagem e desenvolvimento da leitura e da escrita e sobre dislexia; e 2. instrumentos de avaliação de conhecimento e atitudes de pais e professores sobre o Transtornos Específicos de Aprendizagem. Foi consultora e membro do corpo editorial da Dyslexia and Literacy International no período de 2014 a 2020.

  • Karina Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutoranda em Psicologia: Cognição e Comportamento e possui mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do programa de pós-graduação em Neurociência aplicada a Educação no Centro Universitário UNA. Atua na área de avaliação psicológica e neuropsicológica.

  • Rodrigo Vianna, Universidade do País Vasco, Espanha

    Realiza atualmente mestrado no BCBL (Centro Basco de Cognição, Cérebro e Linguagem), sob a orientação do Dr. Garikoitz Lerma-Usabiaga, nas vias da matéria branca para a visão e a leitura, filiado à Universidade de o País Basco. Obteve o título de Psicólogo em 2019 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele é coautor de 4 artigos com um total de 5 citações da Web of Science e várias revisões por pares de manuscritos para um Springer-Nature Journal chamado Trends in Psychology. Ele aceitou uma oferta incondicional para iniciar sua educação de doutorado em setembro de 2021 na Universidade de Ulster com uma bolsa de pesquisa de vice-reitor sob a supervisão do Prof. Dermot Barnes-Holmes.

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Publicado

2021-06-15

Edição

Seção

Articles in Portuguese/Spanish

Como Citar

“Análise Do domínio ‘Cognição’ Do Protocolo Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP)”. 2021. Per Musi, nº 40 (junho): 1-20. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.25269.

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