Hans-Joachim Koellreutter e a Música Sul-Americana nos Cursos Internacionais de Verão em Darmstadt (1949-1951)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.24954Palavras-chave:
nova música, Cursos Internacionais de Verão de Darmstadt, Hans-Joachim Koellreutter, música dodecafónica, intercâmbio culturalResumo
Os Cursos Internacionais de Verão em Darmstadt foram um dos centros mais importantes da música contemporânea internacional após a Segunda Guerra Mundial. Desde sua criação, em 1946, alguns compositores latino-americanos têm participado deles. Este artigo explora a presença da música sul-americana entre 1949 e 1951, através da participação do compositor e flautista alemão Hans-Joachim Koellreutter. Sediado no Brasil desde 1937, Koellreutter atuou como mediador em sua dupla capacidade como portador da cultura musical alemã no Brasil e como representante da nova música sul-americana na Alemanha. O trabalho abrange as várias instâncias em que Koellreutter participou em Darmstadt; entre elas, palestras sobre música brasileira e sul-americana, arranjos de apresentação de obras brasileiras e ser membro dos Congressos Internacionais de Dodecafonia. Estas experiências fortaleceram sua identificação com a música dodecafônica e sua própria projeção como introdutor da dodecafonismo no Brasil.
Referências
Assis, Ana Cláudia de. Os Doze Sons e a Cor Nacional: Conciliações estéticas e culturais na produção musical de César Guerra-Peixe (1944–1954). Diss. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Borio, Gianmario y Hermann Danuser (eds.). 1997. Im Zenit der Moderne. Die internationalen Ferienkurse für Neue Musik Darmstadt 1946-1966. Freiburg im Breisgau: Rombach.
Cacciatore, Olga. 2005. Diccionário Biográfico de Música Erudita Brasileira. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Cavalotti, Pietro. 2014. “The Twelve-tone Method as the Musical Language of Emigrés: Hanns Eisler, Ernst Krenek, and Stefan Wolpe during Their First Years in Exile”. Crosscurrents. American and European Music in Interaction. 1900-2000, ed. Felix Meyer et. al. Basilea: Paul Sacher Foundation / Woodbridge: Boydell: 219-232.
Corrado, Omar. 2012. Vanguardias al Sur. La música de Juan Carlos Paz. Buenos Aires (1897-1972). Bernal: Universidad Nacional de Quilmes.
Cunha de Holanda, Joana. 2006. Eunice Katunda (1915-1990) e Esther Scliar (1926-1978): Trajetórias individuais e análise de ‘Sonata de Louvação’ (1960) e ‘Sonata para piano’. Diss. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Fugellie, Daniela. 2018b. “Nueva Música, Música Viva, Tonus e os caminhos da dodecafonia na América do Sul (1930-1960)”. Música Hodie, 18-2: 168-182.
Fugellie, Daniela. 2018a. “Musiker unserer Zeit”. Internationale Avantgarde, Migration und Wiener Schule in Südamerika. Munich: text + kritik.
Fugellie, Daniela. 2013. “‘Luigi Nono: Al gran sol de la revolución’. Algunos de sus encuentros con América Latina entre evolución y revolución de la nueva música (1948-1972)”. Boletín Música, 35: 3-29.
Ginot-Slacik, Charlotte y Michelle Agnès Magalhães. 2013. “‘Con altri mondi’. Vienne, Rio de Janeiro, Venise: le groupe brésilien Música Viva et Luigi Nono”. Dissonance, 121: 28-34.
Haefeli, Anton. 1982. Die Internationale Gesellschaft für Neue Musik (IGNM). Ihre Geschichte von 1922 bis zur Gegenwart. Zurich: Atlantis.
Kater, Carlos. 2001a. Música Viva e H. J. Koellreutter. Movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Musa.
Kater, Carlos. 2001b. Eunice Katunda: musicista brasileira. São Paulo: Annablume.
Keym, Stefan. 2014. “Musikkulturtransfer und Politisierung in der Mitte des 20. Jahrhunderts. Von der Reihentechnik bis zu Jazz und RockʼnʼRoll”. Entgrenzte Welt? Musik und Kulturtransfer, ed. Jin-Ah Kim y
Nepomuk Riva. Berlín: Ries & Erler: 151-184.
Koellreutter, Hans-Joachim. 1997. “1º Curso Internacional de Férias. Palavras pronunciadas por ocasião da Inauguração do I Curso Internacional de Férias Pró-Parte, em Teresópolis/RJ”. Cadernos de Estudo – Educação Musical, 6: 26-27.
Koellreutter, Hans-Joachim. (1951) 1997. “Neue Musik in Südamerika”. Im Zenit der Moderne. Die internationalen Ferienkurse für Neue Musik Darmstadt 1946-1966, ed. Gianmario Borio y Hermann Danuser. Freiburg im Breisgau: Rombach, tomo 3: 171-177.
Mauser, Siegfried. 1994. “Emigranten bei den Internationalen Ferienkursen für Neue Musik in Darmstadt (1946-1951)”. Musik in der Emigration 1933-1945. Verfolgung – Vertreibung – Rückwirkung, ed. Horst Weber. Stuttgart: Metzler: 241-248.
Nunes Fernandes, José. 2008. “História da Educação Musical Brasileira: o alto nível de nível de ensino musical e o pioneirismo do Curso Internacional de Férias Pro Arte de Teresópolis (RJ) – (1950 a 1989)”. Anais – XVII Encontro Nacional da ABEM, São Paulo, online en: <http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2008/063%20Jos%C3%A9%20Nunes%20Fernandes%202.pdf>.
Pauli, Hansjörg. 1993. Hermann Scherchen. 1891-1966. Zürich: Hug.
Paz, Juan Carlos. 1945. “Hans Joachim Koellreutter y el grupo ‘Música Viva’”. Latitud, 4: 16-17.
Piccardi, Carlo (ed.). 1989. I pionieri della dodecafonia. Nel 40.esimo anniversario della Conferenza di Orselina (12-13 dicembre 1948) e del Congreso di Milano (4-7 maggio 1949). Locarno. Manuscrito.
Schmidt, Dörte. 2013. “Remigranten und musikalische Vergangenheitspolitik. Zum Verhältnis von individuellem Handeln und institutionellem Rahmen bei der Rückkehr von Musik und Musikern”. Zwischen individueller Biographie und Institution. Zu den Bedingungen beruflicher Rückkehr von Musikern aus dem Exil, ed. Matthias Pasdzierny y. Dörte Schmidt. Schliengen: Argus: 30-56.
Silva, Flávio (ed.). 2001. Camargo Guarnieri. O tempo e a música. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura, FUNARTE.
Teixeira Leite, José Roberto. 1988. Dicionário Crítico da Pintura no Brasil. São Paulo: Artlivre.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.