Uma metodologia para análise da performance de periódicos

Autores/as

  • Guido Rummler

Palabras clave:

revistas, jornais, performance, indicadores, informetria, comunicação

Resumen

Este artigo apresenta uma estratégia para caracterizar periódicos de acordo com performances estabelecidas em relação aos seus congêneres. São formulados sete indicadores: índice de cobertura específica, índice de cobertura intervalar, fração de cobertura, pico de performance relativa, índice data-pró, índice de competitividade e coeficiente de equalização. Esses indicadores são definidos por relações entre dados de saída de periódicos em geral: periodicidade, número e tiragem de edições. Por meio da análise de um exemplo, são ilustradas propriedades, representações, possíveis inferências e possibilidades de aplicação desses indicadores.

Publicado

2008-08-22

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Uma metodologia para análise da performance de periódicos. (2008). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 13(2), 32-42. https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22364