Estudos da Semiótica na Ciência da Informação: relatos de interdisciplinaridades

Authors

  • Camila Monteiro de Barros Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Lígia Maria Arruda Café Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

Semiótica, Ciência da Informação

Abstract

Semiótica e Ciência da Informação (CI) apresentam linhas interdisciplinares de estudo uma vez que a primeira explora os processos de significação com específica propriedade e a segunda tem, nos processos de significação, um importante aspecto que impacta no dimensionamento e tratamento do seu objeto de estudo. O intuito deste artigo é investigar a interdisciplinaridade entre a Semiótica e a CI por meio do mapeamento dos temas, das duas ciências, que são postos em convergência. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica cujo levantamento foi realizado em periódicos brasileiros da área de CI, de qualis A2 a B2, no período entre 2000 e 2011. Foram recuperados 15 documentos e os resultados mostram que mais de 60% dos artigos abordam a teoria da tricotomia do signo de Peirce, sendo que quase todos os artigos abordam de alguma forma, a noção da significação ad infinitum. No âmbito da Ciência da Informação, 60% dos artigos abordam a organização e representação do conhecimento e da informação. Conclui-se que o âmbito de estudo mais produtivo da Semiótica na CI seria aquele relacionado à organização e representação do conhecimento e também à organização da informação.

Author Biographies

  • Camila Monteiro de Barros, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Lígia Maria Arruda Café, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutora em Linguística (Université Laval, Canadá). Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Published

2012-08-28

Issue

Section

Articles

How to Cite

Estudos da Semiótica na Ciência da Informação: relatos de interdisciplinaridades. (2012). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 17(3), 18-33. https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22795