Bibliotecas Domiciliares: um estudo de caso

Autores

  • Adalberto Rego Maciel Filho Universidade de Pernambuco
  • Miriam Cunha Aquino Professora aposentada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco
  • Islla Silva Soares Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco da Universidade de Pernambuco.
  • Camila Alves Silva Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

Biblioteca domiciliar, hábito de leitura, escolaridade dos filhos.

Resumo

Resumo Pesquisa empírica sobre o papel da biblioteca domiciliar e do hábito de leitura dos pais na escolaridade de professores da Universidade de Pernambuco. Constatou-se uma relação entre essas duas variáveis e os anos de educação dos docentes. Também se realizaram simulações, analisando o desempenho escolar, com dados do PISA. Os resultados acompanham as conclusões apresentadas na revisão da literatura. São sugeridas políticas que poderiam influenciar programas já existentes, novos projetos ou incentivar novas pesquisas na área de bibliotecas domiciliares e públicas.

Biografia do Autor

  • Adalberto Rego Maciel Filho, Universidade de Pernambuco
    Professor Titular do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco/Universidade de Pernambuco. Mestre em Ciência Regional – University of Pennsylvania. Doutor em Economia – New School For Social Research New York. E-mail: admacial@nlink.com.br.
  • Islla Silva Soares, Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco da Universidade de Pernambuco.
    Graduanda em Administração pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco da Universidade de Pernambuco. Bolsista do Programa de Iniciação Científica da UPE
  • Camila Alves Silva, Universidade de Pernambuco
    Graduanda em Administração pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco da Universidade de Pernambuco. Bolsista do Programa de Iniciação Científica. Bolsista do Fundo de Pesquisa da FCAP-UPE. E-mail: Camila Alves camilasilva.alves@hotmail.com

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Publicado

2013-03-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bibliotecas Domiciliares: um estudo de caso. (2013). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(1), 26-42. https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22839