Gestão de informações da concorrência e orientação estratégica

Autores/as

  • Braulio Oliveira FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana.
  • Juliana de Araújo Pereira FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana.
  • Josimeire Pessoa de Queiroz FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana.

Palabras clave:

Sistemas de informações de marketing, Orientação para o mercado, Informação da concorrência.

Resumen

Este artigo tem por objetivos apresentar o relacionamento do sistema de informações de marketing (SIM) com a estratégia de orientação para o mercado, e aprofundar a discussão acerca da gestão das informações relacionadas à concorrência, pouco explorada, sobretudo, quanto à sua operacionalização. Os resultados, a partir da revisão bibliográfica e de um estudo de caso apontam que, embora de fundamental importância para o sucesso do negócio, as informações são obtidas, tratadas e disseminadas de formas pouco estruturadas.

Biografía del autor/a

  • Braulio Oliveira, FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana.
    Doutor em Administração pela FEA/USP; Mestre e Graduado em Administração pela Universidade Mackenzie; Professor do PPGA-FEI.
  • Juliana de Araújo Pereira, FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana.
    Mestra em Administração pela FEI; Graduada em Administração pela PUC-SP; Executiva da Termodin.
  • Josimeire Pessoa de Queiroz, FEI - Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana.
    Doutoranda em Administração de Empresas pela FEI; Mestra e Graduada em Administração pela FEI; Professora Universitária.

Publicado

2012-04-25

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Gestão de informações da concorrência e orientação estratégica. (2012). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 17(2), 123-142. https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22789