REVISITANDO O ENSINO HÍBRIDO: DESAFIOS, REFLEXÕES E POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS

Autores

Palavras-chave:

Educação Mediada por Tecnologias, Ensino Hídrido, Desafios do Ensino Superior, Ciência Aberta

Resumo

Nesta resenha , trouxemos uma breve discussão sobre o ensino híbrido e a necessidade de revisitar conceitos e concepções que visam ancorar a execução de propostas que valorizem as potencialidades pedagógicas em contextos de educação mediados por TDIC. Tais reflexões emergiram da análise como parecerista do periódico Educação em revista, do artigo intitulado “O ensino híbrido na universidade e o lugar de enunciação do professor na formação acadêmica profissional", numa abordagem de ciência aberta que permitiu um diálogo enriquecedor entre avaliadores e autores, promovendo novas perspectivas sobre o tema. O  referido trabalho, aborda a complexa questão do ensino híbrido no contexto universitário e o papel do professor diante das transformações tecnológicas na formação acadêmico-profissional. concluindo que, a implantação do ensino híbrido pode ter impactos negativos na formação docente devido ao discurso tecnológico e à diminuição da qualidade da experiência.Diante disso, discorreremos sobre  a necessidade de revisitar conceitos e concepções sobre o ensino híbrido, destacando a importância de uma abordagem estratégica e planejada para a incorporação da tecnologia no currículo e nas práticas pedagógicas. Ressalta-se ainda,  as potencialidades advindas do diálogo entre linhas de pensamento divergentes,comoforma de encontrar caminhos promissores para os problemas e dilemas educacionais, seja no presencial ou no virtual. 

 

Biografia do Autor

  • Sayonara Ribeiro, UFLA

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em,Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), especialista em Psicopedagogia e graduada em Filosofia e Pedagogia. Atuou por mais de 20 anos como professora da educação básica. Desde 2013 é técnica administrativa na UFLA, onde atuou na gestão e planejamento de cursos a distância, no assessoramento pedagógico e na formação continuada de professores. Atualmente coordena o Setor de Elaboração de Provas e Apoio Pedagógico da Coordenadoria de Processos Seletivos da UFLA, atua na docência, tutoria e design educacional de cursos a distância. Participa do Grupo de Estudos em Assessoria Pedagógica Universitária (GEAPU). Desenvolve estudos sobre educação mediada por tecnologias, formação de professores, planejamento pedagógico em EaD, assessoramento pedagógico e  inovação em educação e metodologias ativas.

Publicado

2024-01-31

Edição

Seção

Resenha Avaliativa

Como Citar

REVISITANDO O ENSINO HÍBRIDO: DESAFIOS, REFLEXÕES E POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS . (2024). Educação Em Revista , 39(39). https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47997

Artigos Semelhantes

11-20 de 533

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.