INFLUÊNCIAS DE CONCEPÇÕES PARADIGMÁTICAS DA CIÊNCIA EM TEXTOS DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE ECOLOGIA
Palavras-chave:
paradigmas científicos, ensino de ecologia, crônica ambientalResumo
Este artigo analisou textos de licenciandos de Ciências Biológicas sobre a temática ecológica tendo por referência as concepções paradigmáticas da ciência contemporânea: complexa, sistêmica e cartesiana. O contexto da investigação foi o componente curricular Prática de Ecologia de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do Nordeste brasileiro. A investigação empregou uma abordagem qualiquantitativa com o objetivo de identificar a influência de concepções paradigmáticas da ciência na construção de significados de temáticas ecológicas pelos licenciandos participantes da pesquisa. A metodologia combinou a elaboração de esquemas conceituais e a Análise Estatística Implicativa (ASI), o que permitiu visualizar as implicações de complexidade e profundidade das relações estabelecidas entre variáveis conceituais presentes nos textos. Os resultados indicaram que diferentes temáticas ecológicas sofrem distintas influências paradigmáticas. As concepções sistêmicas e complexas estiveram presentes em temas como conservacionismo e impacto ambiental, enquanto o consumismo esteve vinculado ao paradigma cartesiano. A pesquisa corroborou, ainda, com a adequação de abordagens mistas de pesquisa para a área de ensino de ciências.
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