INDICADORES DA TERCEIRA MISSÃO UNIVERSITÁRIA: PERSPECTIVAS PARA MENSURAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS UNIVERSIDADES PARA A SOCIEDADE

Autores

  • Fabiana Edier Dassoler Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andréa Cristina Trierweiller Universidade Federal de Santa Catarina
  • Helio Aisenberg Ferenhof Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andréa Cristina Konrath Universidade Federal de Santa Catarina
  • Silvana Ligia Vincenzi Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

terceira missão, universidades, indicadores ou KPI

Resumo

A terceira missão universitária está em constante mudança na tentativa de acompanhar as demandas sociais, econômicas e culturais. Mensurar as atividades da universidade e compartilhar com a sociedade é atender os princípios da governança, como transparência, prestação de contas e responsabilidade. Este artigo objetiva identificar possíveis indicadores da terceira missão universitária e os principais conceitos e constructos relacionados ao tema.  Desenvolveu-se uma revisão sistemática de literatura (RSL) e da análise bibliométrica, por meio do método Systematic Search Flow (SSF). Conclui-se que, mensurar as atividades da terceira missão universitária e seus impactos sociais, apesar de todos os esforços acadêmicos e governamentais, não é uma tarefa fácil. A dificuldade está nas múltiplas atividades e interpretações do que é a terceira missão, porém, como resultado da pesquisa, será apresentado  os principais indicadores que abarcam o tema.

Biografia do Autor

  • Fabiana Edier Dassoler, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000),  Especialização em Gestão Empresarial pela Univali (2008) e Mestranda do PPG Métodos e Gestão em Avaliação/UFSC. Atualmente é assistente administrativo na Universidade Federal de Santa Catarina .

  • Andréa Cristina Trierweiller, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, lotada na Coordenadoria Especial Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação (PPGMGA).

  • Helio Aisenberg Ferenhof, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutor em Engenharia de Produção - PPGEP - UFSC (2015). Especialista em Didática da Educação Superior - SENAC/SC (2012). Mestre em Gestão do Conhecimento - PPGEGC - UFSC (2011). 

  • Andréa Cristina Konrath, Universidade Federal de Santa Catarina

    Professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando no Departamento de Informática e Estatística. Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008).

  • Silvana Ligia Vincenzi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio, atuando na linha de pesquisa Tecnologias computacionais aplicadas a produção agrícola - UTFPR/MD e professora do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação - UFSC. Doutora pela  Universidade Federal de Santa Catarina em Engenharia de Produção. 

Publicado

2023-08-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INDICADORES DA TERCEIRA MISSÃO UNIVERSITÁRIA: PERSPECTIVAS PARA MENSURAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS UNIVERSIDADES PARA A SOCIEDADE . (2023). Educação Em Revista , 39(39). https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36619

Artigos Semelhantes

11-20 de 280

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.