EDUCAÇÃO PARA UMA CULTURA DE DIREITOS HUMANOS

compartilhamento intersubjetivo de valores

Autores

  • Cristóvão Teixeira Rodrigues Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • João Adolfo Ribeiro Bandeira Universidade Federal do Cariri (UFCA) https://orcid.org/0000-0002-0795-7687
  • Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos, cultura de direitos humanos, educação multidimensional, interação comunicativa, intersubjetividade

Resumo

O conjunto dos Direitos Humanos é uma resposta direta às práticas totalitárias de extermínio de seres em humanos, fruto de uma racionalidade técnico-instrumental, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). Assim, este artigo busca investigar se a educação é uma estratégia adequada para a formação de uma Cultura multidimensional em Direitos Humanos baseada no compartilhamento intersubjetivo de valores, sem uso da força/violência ou da superioridade política/econômica como elemento promotor do comum. Inicia-se com a apresentação de alguns conceitos e características a respeito da educação e dos Direitos Humanos. Em seguida, apresenta-se a multiplicidade de fundamentos e dimensões da Educação em Direitos Humanos – EDH, conforme delineado a partir da segunda metade do século XX, em documentos internacionais e nacionais. Por fim, aborda-se as principais características de uma cultura-mundo técnico-instrumental e as possibilidades de transformação social, por meio da interação humana intermediada pela comunicação. O artigo desenvolve-se em uma abordagem dialética, utilizando como técnica a revisão de literatura, que subsidia a discussão de conceitos e a análise de alguns documentos jurídicos. Após o percurso investigativo, conclui-se que a EDH é estratégia multidimensional para promoção de uma Cultura de Direitos Humanos ao reforçar os aspectos comuns da humanidade, produzindo consensos em torno da dignidade humana, do respeito e da inclusão, sem recurso ao uso da força, da ameaça ou da opressão.

Biografia do Autor

  • Cristóvão Teixeira Rodrigues Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

    Professor do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri – URCA; Mestre em Ciências Jurídicas pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba – PPGCJ/UFPB; Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGEd/UFRN.

  • João Adolfo Ribeiro Bandeira, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

    Professor na Universidade Federal do Cariri – UFCA; Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba – PPGCJ/UFPB e Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa. 

  • Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Professor Titular do Departamento de Filosofia, membro do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) e do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFil) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Publicado

2024-02-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO PARA UMA CULTURA DE DIREITOS HUMANOS: compartilhamento intersubjetivo de valores. (2024). Educação Em Revista , 40(40). https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35867

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