Imagens do interior do corpo: a fotografia na poesia feminina
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.141-150Mots-clés :
poesia, fotografia, radiografia, ultrassonografia, corpoRésumé
Ao transformar os textos poéticos em importantes interlocutores do pensamento teórico sobre a fotografia, este artigo propõe uma reflexão sobre a imagem fotográfica tal como tematizada na poesia feminina no decorrer das últimas décadas. Interpretando sua presença nos textos de Wislawa Szymborska, Halina Pooewiatowska, Natasha Trethewey, Rosanna Warren, Marge Piercy e Natalia Gorbanievskaia, o estudo se debruça sobre o questionamento das articulações da relação entre imagem fotográfica e experiência do corpo. Por um lado, notamos uma nítida desconfiança perante a ameaça da redução da experiência corporal através da imagem fotográfica, mas, por outro, com a introdução da radiografia e da ultrassonografia como temas poéticos, descobrimos as possibilidades de uma intensificação de sua expressão.
Références
BARTHES, Roland. La chambre claire: note sur la photographie. Paris: Seuil, 1980.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1985. p. 91-107. (Obras Escolhidas I).
BRETON. Le surréalisme et la peinture. Paris: Gallimard, 1965.
CIXOUS, Hélène; GAGNON, Madelaine; LECLERC, Anne. La venue à l’écriture. Paris: Union Générale d’Éditions, 1977.
FIGHT for life. Did This Little Girl Die in Vain? Rescqmed, n. 22, 2009. Disponível em: http://www.resqmed.com/news_letter22.htm. Acesso em: 28 out. 2013.
GORBANIEVSKAIA, Natalia. Izbrannyie stikhotvorienia 1959-2007. Wiersze wybrane 1959-2007. Lublin: Wydawnictwo UMCS, 2008.
HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari, TADEU, Tomaz (Org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 33-118.
IMDAHL, Max. Relationen zwischen Porträt und Individuum. In: IMDAHL, Max. Gesammelte Schriften III. Frankfurt: Suhrkamp, 1996. p. 591-616.
INSIDE Terrorism. The X-Ray Project. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2013.
KRISTEVA, Julia. Pouvoirs de l’horreur: essai sur l’abjection. Paris: Seuil, 1980.
PAWLIKOWSKA-JASNORZEWSKA, Maria. Liryki najpiêkniejsze. Toruñ: Algo, 2004.
PETERS, Peter. W. C. Roentgen and the Discovery of X-Rays. Disponível em:
http://web.archive.org/web/20120118020233/http://www.medcyclopaedia.com/library/radiology/chapter01.aspx. Acesso em: 28 out. 2013.
PIERCY, Marge. What Are Big Girls Made Of? New York: Knopf, 1997.
POŒWIATOWSKA, Halina. Wszystkie wiersze. Kraków: Wydawnictwo Literackie, 2012.
SONTAG, Susan. On Photography. New York: RosettaBooks, 2005.
SZYMBORSKA, Wislawa. Nic dwa razy. Nothing Twice. Kraków: Wydawnictwo Literackie, 1997.
SZYMBORSKA, Wislawa. Poemas. Tradução de Regina Przybycien. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
TIRAK, Lita. The Meaning of the Lost Surfaces: Diane Covert’s The X-Ray Project. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2013.
TRETHEWEY, Natasha. Domestic Work. Minneapolis: Graywolf Press, 2000.
VENDLER, Helen. Poems. Poets. Poetry. An Introduction and Anthology. Boston: Bedford Books, 1997.
WOLF, Naomi. The Beauty Myth: How Images of Beauty Are Used against Women. New York: HarperCollins, 2002.
“ANTY-Edyp” Barbary Wysockiej i Michala Zadary. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2013.
WOO, Joseph. A Short History of the Development of the Ultrasound in the Obstetrics and Gynecology. Disponível em: http://www.ob-ultrasound.net/history1.html. Acesso em: 28 out. 2013.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Olga Donata Guerizoli Kempinska (Autor) 2014

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).