Mistura de gêneros, dentro e fora da literatura
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.1.83-98Palabras clave:
gêneros, canção, poesia, século XX, Bob Dylan, Nobel PrizeResumen
Poucas vezes uma premiação literária provocou tanto debate quanto o Nobel de Literatura concedido a Bob Dylan em 2016. A láurea trouxe para a esfera pública uma discussão em geral reservada ao ambiente acadêmico, quanto ao que se deve ou não abrigar sob a denominação de literatura. Dylan respondeu à sua maneira, manejando recursos de linguagem peculiares. Cada um dos quatro lances da sua resposta lida com elementos típicos do discurso literário: a elipse, a ironia, a representação e a heterogeneidade. Da distinção de gêneros entre poesia e canção surge um questionamento mais amplo quanto às fronteiras que separam o discurso literário dos demais. O jogo de Dylan com a linguagem expande o cruzamento de fronteiras entre os gêneros que sua obra coloca para além dela mesma, abrangendo os discursos não literários e até mesmo um determinado modo de ser.
Referencias
DYLAN, Bob. Banquet Speech. Stockholm: The Nobel Foundation, 2016. Disponível em: https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/2016/dylan-speech_en.html. Acesso em: 15 dez. 2017.
DYLAN, Bob. Nobel Lecture. Stockholm: The Nobel Foundation, 2017. Disponível em: https://www.nobelprize.org/nobel_prizes/literature/laureates/2016/dylan-lecture.html. Acesso em: 3 dez. 2017.
ELIOT, T.S. Ensaios. Tradução de Ivan Junqueira. São Paulo: Art Editora, 1989.
FRYE, Northrop. Anatomia da crítica. Tradução de Péricles Eugênio da Silva Ramos. São Paulo: Cultrix, 1973.
GUNDERSEN, Edna. World exclusive: Bob Dylan – I’ll be at the Nobel Prize ceremony... if I can. The Telegraph, 29 oct. 2016. Disponível em: http://www.telegraph.co.uk/men/the-filter/world-exclusive-bob-dylan---ill-be-at-the-nobel-prize-ceremony-i/. Acesso em: 15 nov. 2017.
HEYLIN, Clinton. Behind the Shades: The 20th anniversary edition. London: Faber & Faber, 2011.
LUKACS, 2000. A teoria do romance. São Paulo: Duas cidades: Editora 34, 2000.
PONTIKIS, Annika. Newsroom for the Nobel Foundation. Stockholm: The Nobel Foundation, 2016. Disponível em: https://www.nobelprize.org/press/#/publication/581. Acesso em: 3 dez. 2017.
SAFATLE, Vladimir. Cinismo e falência da crítica. São Paulo: Boitempo, 2008.
SARTRE, Jean Paul. Carta à Academia Sueca. Última hora, 23 out. 1964. Disponível em: http://homoliteratus.com/carta-de-jean-paul-sartre-recusando-o-premio-nobel-de-literatura/. Acesso em: 5 dez. 2017.
SMITH, Patti. How does it feel. New Yorker, 14 dec. 2016. Disponível em: https://www.newyorker.com/culture/cultural-comment/patti-smith-on-singing-at-bob-dylans-nobel-prize-ceremony. Acesso em: 15 dez. 2017.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Fernando Baião Viotti (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).