Os campos e os corpos
postopias do Beatus Ille em Samanta Schweblin e Pablo Piovano
Palavras-chave:
necroliberalismo, atmoterrorismo, biopolítica, Samanta Schweblin, Pablo Piovano, necroliberalism, atmoterrorism, biopoliticsResumo
Resumo: A partir de indagações advindas da crítica anticolonialista, bem como de conceitos como atmoterrorismo e biopolítica, são tecidas, neste artigo, algumas considerações sobre a representação artística das políticas da morte empreendidas pelo furor acumulativo do capitalismo. Tal furor se expressa agora, como tentamos demonstrar, em uma nova fase, definida aqui, na falta de outro termo, como necroliberalismo. As obras em questão são de dois artistas argentinos: o romance Distância de regate, da escritora Samanta Schweblin, e o ensaio fotográfico El costo humano de los agrotóxicos, de Pablo Ernesto Piovano. Nessas obras, uma nova expressão dessas políticas (o uso indiscriminado de agrotóxicos) se mostra por meio de uma monstruosa díade campo-corpo.
Palavras-chave: necroliberalismo; atmoterrorismo; biopolítica; Samanta Schweblin; Pablo Piovano.
Abstract: Based on questions arising from the anti-colonialist critique, as well as concepts such as atmoterrorism and biopolitics, this article weaves some considerations about the artistic representation of the politics of death undertaken by the accumulative furor of capitalism. Such furor is now expressed, as we have tried to demonstrate, in a new phase, defined here, for lack of a better term, as necroliberalism. The works in question are by two Argentine artists: the novel Distancia de regate, by writer Samanta Schweblin, and the photo essay El costo humano de los agrotóxicos, by Pablo Ernesto Piovano. In these works, a new expression of these policies (the indiscriminate use of pesticides) is shown through a monstrous field-body dyad.
Keywords: necroliberalism; atmoterrorism; biopolitics; Samanta Schweblin; Pablo Piovano.
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