Ismael Nery e Murilo Mendes, criador e criatura reciprocamente
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.4.13-28Palavras-chave:
poesia brasileira moderna, literatura comparada, memória, Ismael Nery, Murilo MendesResumo
Tendo sido publicado esparsamente, a primeira vez que um poema de Ismael Nery aparece em livro é na Antologia de poetas brasileiros bissextos contemporâneos (1946), organizada por Manuel Bandeira e de onde será extraído o corpus de análise deste artigo: um poema que já havia sido publicado na revista A ordem e dois inéditos até então. Devido à relação entre os poetas, a escrita muriliana – ora em prosa, ora em verso – se oferece, pelas circunstâncias, como mediadora da compreensão lírica do amigo por meio do poema replicado e do volume Recordações de Ismael Nery, dimensionando simultaneamente a amizade e os conflitos que os imantavam. Para dispor de uma visão contrapontística àqueles significantes verbais, a prosa memorialística de Pedro Nava será acionada por meio de O círio perfeito, porque detalha com precisão o perfil da persona em foco.
Referências
BANDEIRA, Manuel. Antologia de poetas brasileiros bissextos contemporâneos. Rio de Janeiro: Organização Simões, 1964.
BANDEIRA, Manuel. Antologia de poetas brasileiros bissextos contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
BARBOSA, Leila Maria Fonseca; RODRIGUES, Marisa Timpori Pereira. Ismael Nery e Murilo Mendes: reflexos. Juiz de Fora: UFJF/MAMM, 2009.
MENDES, Murilo. Ismael Nery, poeta essencialista. Boletim de Ariel, Rio de Janeiro, a. III, n. 10, p. 268, jul. 1934.
MENDES, Murilo. Os quatro elementos (1935); Mundo enigma (1942). Rio de Janeiro/Porto Alegre/São Paulo: Livraria Globo, 1945.
MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
MENDES, Murilo. Recordações de Ismael Nery. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1996.
NAVA, Pedro. O círio perfeito. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1983. (Coleção Memórias, v. VI).
NERY, Ismael. Ismael Nery. In: BANDEIRA, Manuel (org.). Antologia de poetas brasileiros bissextos contemporâneos. Rio de Janeiro: Zélio Valverde, 1946. p. 71-75.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Éverton Barbosa Correia (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).