Imagens do interior do corpo: a fotografia na poesia feminina
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.141-150Palavras-chave:
poesia, fotografia, radiografia, ultrassonografia, corpoResumo
Ao transformar os textos poéticos em importantes interlocutores do pensamento teórico sobre a fotografia, este artigo propõe uma reflexão sobre a imagem fotográfica tal como tematizada na poesia feminina no decorrer das últimas décadas. Interpretando sua presença nos textos de Wislawa Szymborska, Halina Pooewiatowska, Natasha Trethewey, Rosanna Warren, Marge Piercy e Natalia Gorbanievskaia, o estudo se debruça sobre o questionamento das articulações da relação entre imagem fotográfica e experiência do corpo. Por um lado, notamos uma nítida desconfiança perante a ameaça da redução da experiência corporal através da imagem fotográfica, mas, por outro, com a introdução da radiografia e da ultrassonografia como temas poéticos, descobrimos as possibilidades de uma intensificação de sua expressão.
Referências
BARTHES, Roland. La chambre claire: note sur la photographie. Paris: Seuil, 1980.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1985. p. 91-107. (Obras Escolhidas I).
BRETON. Le surréalisme et la peinture. Paris: Gallimard, 1965.
CIXOUS, Hélène; GAGNON, Madelaine; LECLERC, Anne. La venue à l’écriture. Paris: Union Générale d’Éditions, 1977.
FIGHT for life. Did This Little Girl Die in Vain? Rescqmed, n. 22, 2009. Disponível em: http://www.resqmed.com/news_letter22.htm. Acesso em: 28 out. 2013.
GORBANIEVSKAIA, Natalia. Izbrannyie stikhotvorienia 1959-2007. Wiersze wybrane 1959-2007. Lublin: Wydawnictwo UMCS, 2008.
HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari, TADEU, Tomaz (Org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 33-118.
IMDAHL, Max. Relationen zwischen Porträt und Individuum. In: IMDAHL, Max. Gesammelte Schriften III. Frankfurt: Suhrkamp, 1996. p. 591-616.
INSIDE Terrorism. The X-Ray Project. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2013.
KRISTEVA, Julia. Pouvoirs de l’horreur: essai sur l’abjection. Paris: Seuil, 1980.
PAWLIKOWSKA-JASNORZEWSKA, Maria. Liryki najpiêkniejsze. Toruñ: Algo, 2004.
PETERS, Peter. W. C. Roentgen and the Discovery of X-Rays. Disponível em:
http://web.archive.org/web/20120118020233/http://www.medcyclopaedia.com/library/radiology/chapter01.aspx. Acesso em: 28 out. 2013.
PIERCY, Marge. What Are Big Girls Made Of? New York: Knopf, 1997.
POŒWIATOWSKA, Halina. Wszystkie wiersze. Kraków: Wydawnictwo Literackie, 2012.
SONTAG, Susan. On Photography. New York: RosettaBooks, 2005.
SZYMBORSKA, Wislawa. Nic dwa razy. Nothing Twice. Kraków: Wydawnictwo Literackie, 1997.
SZYMBORSKA, Wislawa. Poemas. Tradução de Regina Przybycien. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
TIRAK, Lita. The Meaning of the Lost Surfaces: Diane Covert’s The X-Ray Project. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2013.
TRETHEWEY, Natasha. Domestic Work. Minneapolis: Graywolf Press, 2000.
VENDLER, Helen. Poems. Poets. Poetry. An Introduction and Anthology. Boston: Bedford Books, 1997.
WOLF, Naomi. The Beauty Myth: How Images of Beauty Are Used against Women. New York: HarperCollins, 2002.
“ANTY-Edyp” Barbary Wysockiej i Michala Zadary. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2013.
WOO, Joseph. A Short History of the Development of the Ultrasound in the Obstetrics and Gynecology. Disponível em: http://www.ob-ultrasound.net/history1.html. Acesso em: 28 out. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Olga Donata Guerizoli Kempinska (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).