História, direito e propriedade: as fronteiras políticas do Império do Brasil e sua disputa com a República de Colômbia

Autores/as

Palabras clave:

Brasil Império, História Social das Propriedades, Fronteiras.

Resumen

O presente trabalho discorreu sobre os embates políticos engendrados entre o Império do Brasil e os Estados Unidos de Colômbia na segunda metade do século XIX. A partir dos enclaves característicos de uma disputa de decênios, analisamos as contendas que envolveram o exame e a validade de documentos históricos, as interpretações no campo do direito e a noção de propriedade do Estado a datar da consolidação de seus domínios nas zonas de fronteira. Como fontes, desnudamos a Memória histórica sobre o conflito produzido por Duarte da Ponte Ribeiro, Ministro plenipotenciário do Império em missões diplomáticas nas chamadas Repúblicas do Pacífico. Objetivamos, com essa discussão, inserir a problemática dos limites políticos dentro dos debates sobre a consolidação do Império brasileiro no Segundo Reinado, cujas bases foram pautas na asseguração do amplo domínio de seu vasto território.


Biografía del autor/a

  • Alan Dutra Cardoso, Universidade Federal Fluminense INCT - Proprietas
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Social na Universidade Federal Fluminense e graduado (bacharelado e licenciado) pela mesma instituição. Desenvolve projeto de pesquisa sob orientação da Profª. Drª. Márcia Maria Menendes Motta, atuando principalmente nos seguintes temas: História Social das Propriedades, Fronteiras Políticas, Segundo Reinado do Brasil Império, República de Nova Granada/ República de Colômbia (séc. XIX), Patrimônio material e Educação. Foi intercambista na Universidad del Rosario, Colômbia, sendo contemplado com o Edital Mobilidade para América Latina UFF/DRI 18/2013. Integra a Rede Proprietas, hoje INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso (Disponível em: www.proprietas.com.br). É membro da comissão editorial da Revista Cantareira (www.historia.uff.br/cantareira) e bolsista do CNPq.

Referencias

Fontes
CASTRO, José Ferreira Borges de. Collecção dos tratados, convenções, contratos e actos publicos: celebrados entre a coroa de portugal e as mais potencias desde 1640 ate ao presente (tomo III). Lisboa: Imprensa Nacional, 1856.
RIBEIRO, Duarte da Ponte. Memória sobre as questões de limites entre o Império do Brazil e a República da Nova Granada. Rio de Janeiro: TYP, Universal de E. & H. Laemmert, 1870.

Bibliografia
FOUCHER, Michel. Fronts et frontières : Un tour du monde géopolitique. Paris: Fayard, 1991.
JANKE, Leandro Macedo. Duarte da Ponte Ribeiro: território e territorialidade no Império do Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
MAGNOLI, Demétrio. O Corpo da Pátria: imaginação geográfica e política externa no Brasil (1808-1912). São Paulo: Moderna, 1997.
RIBEIRO, Duarte da Ponte. Memória sobre as questões de limites entre o Império do Brazil e a República da Nova Granada. Rio de Janeiro: TYP, Universal de E. & H. Laemmert, 1870.
SANTOS, Luís Cláudio Villafañe Gomes. O Império e as Repúblicas do Pacífico: as relações do Brasil com Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia (1822/1889). Curitiba: Editora da Universidade Federal do Paraná, 2002.
TORRES, Álvaro Rodríguez. Biblioteca Nacional de Colombia. B. ANABAD, Madrid, 1992. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/224202.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2018.

Publicado

2019-11-22