A Alemanha Acima de Tudo
O Nacionalismo como Ferramenta do Imperialismo Alemão - 1890-1914
Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar como a Alemanha, entre 1890 e 1914, utilizou o nacionalismo como forma de viabilizar sua política externa. O esforço para identificar os interesses do Estado como interesses da nação foi realizado com o intuito de extrair recursos sociais, políticos e econômicos para a execução da Weltpolitik. Esta foi uma ideia imposta do Estado para a sociedade, de tal maneira que houvesse a sensação de unidade e coesão nacional entre a população e o governo alemães. Nos apoiamos nos conceitos de nação e nacionalismo conforme propostos por Benedict Anderson e Eric J. Hobsbawm, bem como na teoria realista neoclássica das Relações Internacionais, que nos fornecem os instrumentos necessários para a nossa pesquisa. Como fontes, nos debruçamos em discursos políticos, testemunhos e documentos oficiais do período, como, por exemplo, a Constituição do Império Alemão.
Palavras-chave: Alemanha, nacionalismo, imperialismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bruno Pimenta Starling

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).