História e literatura em discussão: África enquanto “Continente Sombrio” pelas “Minas do Rei Salomão” (1885)

Autores

  • Gabriel Moreira Medeiros Laureano Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Jorlandro Augusto Louzada Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

A África do início do século XIX, em grande parte inexplorada, despertava o interesse de muitos que a viam sob a lente do misticismo, exotismo e possibilidade de obter fortunas. Com o processo de colonização, e exploração do território, este fascínio pelo “continente sombrio” se acentuou e diversas obras literárias surgiram em reforço a esta visão e ao colonialismo. O presente artigo tem por objetivo analisar a obra do escritor inglês do século XIX, Henry Rider Haggard, “As Minas do Rei Salomão”, a fim de identificar nela os elementos que aludem às práticas coloniais naquele momento. Tal temática se faz relevante dada a ligação histórica entre colonização portuguesa nas Américas e África e consequentemente carência de certos estudos em língua portuguesa relacionados ao tema até recentemente. Esperamos poder contribuir com estudos futuros e chamar atenção para as potencialidades do tema que mescla literatura juvenil com historiografia sobre África.

Biografia do Autor

  • Gabriel Moreira Medeiros Laureano, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Licenciado em História pela Universidade de Vassouras (2013-2015), Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016-2021), Mestre em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na linha de Linguagens e História Intelectual (2017-2019) e doutorando em História pela mesma instituição e mesma linha de pesquisa (2021).

     

  • Jorlandro Augusto Louzada, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    É Doutorando do Programa de Ciências Sociais da UFRRJ (2021), possui Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP - UERJ (2017). É Pós Graduado em Sociologia Urbana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2015). Possui graduação (licenciatura plena) em Pedagogia pela Fundação Educacional D. André Arcoverde - FAA, Valença, RJ (2008). É pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Relações Raciais e Movimentos Sociais - NEGRAM/FFP/UERJ e membro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Barra do Piraí (COMPIR). Foi membro da Comissão de Comunicação e Divulgação, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Barra do Piraí - RJ (CMDCA - 2018). Atualmente é Diretor Adjunto do CIEP Brizolão 428 D. Mariana Coelho Municipalizado da Prefeitura Municipal de Barra do Piraí - RJ (desde 2019) e conselheiro suplente no Conselho Municipal de Educação de Barra do Piraí (mandato 2019 - 2021). Cursa licenciatura em História pela Universidade Estácio de Sá (2013).

Downloads

Publicado

2022-01-29