Processo teórico-metodológico utilizado em pesquisa com adolescentes: experienciando o grupo-pesquisador
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v8i4.50871Palavras-chave:
Adolescente Institucionalizado, Pesquisa em Enfermagem, Pesquisa Metodológica em EnfermagemResumo
O estudo objetivou descrever o processo teórico-metodológico utilizado durante realização de pesquisa de mestrado com adolescentes institucionalizados, sensibilizando os profissionais de enfermagem para a viabilidade da metodologia empregada em pesquisas com adolescentes. Desenvolvido com adolescentes de ambos os sexos de um Abrigo Público. Proposta metodológica inspirada no referencial teórico-metodológico da sociopoética através do método do grupo-pesquisador, utilizando subsídios da teoria da análise institucional, favorecendo a expressão da criatividade, sensibilidade, liberdade de expressão e o emergir revolucionário do grupo através de oficinas vivenciais. O esboço produzido buscou descrever o método do grupo-pesquisador oriundo da sociopoética e conceitos operativos da análise institucional.Publicado
01-12-2004
Edição
Seção
Relato de Experiencia
Como Citar
1.
Processo teórico-metodológico utilizado em pesquisa com adolescentes: experienciando o grupo-pesquisador. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2004 [citado 9º de outubro de 2025];8(4). Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50871