O tempo: uma questão no ensino da enfermagem psiquiátrica
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v11i3.50685Palavras-chave:
Enfermagem Psiquiátrica, Psicanálise, Ensino, AprendizagemResumo
Este trabalho baseia-se na experiência vivenciada pelas autoras deste estudo no ensino da disciplina Enfermagem Psiquiátrica e tem como objetivo realizar articulações teóricas sobre o ensino dessa disciplina e suas particularidades, em especial sobre a intervenção no tempo, realizada como uma experiência de fazer diferente. Para tanto,recorre-se a conceitos que a psicanálise possui - elaboração em Freud e o tempo e suas três asserções possíveis em Lacan - para subsidiar a discussão. Conclui-se que o tempo é algo que surge como fator essencial no ato de ensinar Enfermagem Psiquiátrica, tomado como a dimensão na qual se encontra o espaço para que o aluno, ao deparar com conteúdos que o remetem a questões de sua vida psíquica, possa encontrar condições de elaboração psíquica.Publicado
01-09-2007
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Pesquisa
Como Citar
1.
O tempo: uma questão no ensino da enfermagem psiquiátrica. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2007 [citado 6º de outubro de 2025];11(3). Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50685