O tempo: uma questão no ensino da enfermagem psiquiátrica

Autores

  • Teresa Cristina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem
  • Paula Cambraia Mendonça Vianna Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem
  • Marília Rezende da Silveira Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v11i3.50685

Palavras-chave:

Enfermagem Psiquiátrica, Psicanálise, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho baseia-se na experiência vivenciada pelas autoras deste estudo no ensino da disciplina Enfermagem Psiquiátrica e tem como objetivo realizar articulações teóricas sobre o ensino dessa disciplina e suas particularidades, em especial sobre a intervenção no tempo, realizada como uma experiência de fazer diferente. Para tanto,recorre-se a conceitos que a psicanálise possui - elaboração em Freud e o tempo e suas três asserções possíveis em Lacan - para subsidiar a discussão. Conclui-se que o tempo é algo que surge como fator essencial no ato de ensinar Enfermagem Psiquiátrica, tomado como a dimensão na qual se encontra o espaço para que o aluno, ao deparar com conteúdos que o remetem a questões de sua vida psíquica, possa encontrar condições de elaboração psíquica.

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Publicado

01-09-2007

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
O tempo: uma questão no ensino da enfermagem psiquiátrica. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de setembro de 2007 [citado 6º de outubro de 2025];11(3). Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50685

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