Estágio extracurricular em enfermagem: opção ou obrigação? Uma contradição a ser superada

Autores

  • Valda da Penha Caldeira Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Quotidiano em Saúde

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v1i1.46742

Palavras-chave:

educação em enfermagem, estágio remunerado, currículo de enfermagem

Resumo

Buscamos evidenciar as contradições do estágio extracurricular e explicar influências desta aprendizagem na formação do enfermeiro. Nosso pressuposto é que o processo de obtenção de conhecimento que fundamenta a pedagogia tradicional, predominantemente, explica este processo de aprendizagem. Fundamentamo-nos no método dialético na interpretação dos dados obtidos com entrevistas com alunos de enfermagem. Alienação e contradição emergiram como categorias mais significativas. A dicotomia teoria/prática, presente na escola e no estágio extracurricular, não favorecendo a práxis, leva os alunos a adaptarem e não superarem os conflitos vividos no processo de aprendizagem. Passar de uma postura ocultadora para uma desveladora das contradições presentes na formação é o grande desafio para a escola.

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Publicado

01-12-1997

Edição

Seção

Resumo de Dissertacao

Como Citar

1.
Estágio extracurricular em enfermagem: opção ou obrigação? Uma contradição a ser superada. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 1997 [citado 24º de abril de 2025];1(1). Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/46742

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