Em memória poética dos Palmares de Zumbi e do Quilombismo de Abdias do Nascimento. Em homenagem a Abdias do Nascimento (1914-2011)
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.4.11-29Palavras-chave:
Quilombismo, Zumbi, Palmares, Abdias do Nascimento, Cadernos negrosResumo
Algumas formações urbanas modernas no campo das Artes (tais como o fenômeno de publicação literária conhecido como Cadernos negros) e do ativismo têm como fonte o legado de Zumbi dos Palmares. O Quilombismo, criado por Abdias do Nascimento, tem a capacidade de explicar tal relação. Como uma filosofia contemporânea de identidade e nacionalidade, o Quilombismo espelha a Negritude, engendrando transformações que desintegram injustiças e desigualdades. O conceito emerge como resultado do compromisso de Nascimento com a política, o Movimento Negro, a literatura e o teatro. Vislumbrando sua arte, seus discursos, seus ensaios e seu ativismo como parte de um movimento global de democratização antirracista, Abdias do Nascimento produziu textos que revelam influências do Pan-Africanismo, além de uma dedicação profunda ao Brasil afrodescendente. A elevação da ideia de quilombo como prática de resistência ou como comunidade rural a um patamar filosófico gerou um ímpeto que se mantém na atualidade, à medida que a literatura e o ativismo mantêm seu elã em uma era marcada pela diversidade. Indo além de corpos negros em fuga na busca por Palmares, uma imagem congelada no tempo, o pensamento de Abdias do Nascimento tem provocado percepções dinâmicas de afirmação cultural, assegurando a sobrevivência de valores associados aos Palmares de Zumbi.
Referências
ALBERTO, José. 12, 13 e 14 de maio. In: CADERNOS Negros. São Paulo: [Author’s edition], 1980. v. 3: Poesia, p. 87.
ALVES, Miriam. Noticiário. In: CADERNOS negros. São Paulo: [Author’s edition], 1986. v. 9: Poemas, p. 47.
ASSUMPÇÃO, Carlos de. Protesto: poemas. Franca: UNESP, 1988.
BARBOSA, Márcio. A morte. In: CADERNOS negros. São Paulo: [Author’s edition], 1986. v. 9: Poemas, p. 56.
BARBOSA, Márcio. Márcio Barbosa. In: CADERNOS negros. São Paulo: [Author’s edition], 1985. v. 8: Contos, p.12.
CAMARGO, Oswaldo de. O negro escrito. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 1987.
CONCEIÇÃO, Jônatas. No Nordeste existem Palmares. In: CONCEIÇÃO, Jônatas.; BARBOSA, Lindinalva. Quilombo de palavras: a literatura dos afro-
descendentes. Salvador: CEAO/UFBA, 2000. p. 25.
CUNHA JR., Henrique. Quilombo. In: CADERNOS negros. São Paulo:
[Author’s edition], 1980. v. 3: Poesia, p. 46.
CUTI (Luiz Silva). Flash crioulo: sobre o sangue e o sonho. Belo Horizonte: Mazza, 1987.
CUTI (Luiz Silva). O leitor e o texto afro-brasileiro. In: FIGUEIREDO, Maria do Carmo Lanna; FONSECA, Maria Nazareth Soares. Poéticas afro-brasileiras. Belo Horizonte: PUC Minas, Mazza, 2002. p. 19-36.
DIAS, Gonçalves. Poesia completa e prosa escolhida. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1959.
FUNARI, Pedro Paulo A. Conflict and the Interpretation of Palmares, a Brazilian Run-Away Polity. Historical Archeology, Germantown, MD, v. 37, n. 3, p. 81-92, 2003. Available at: . Accessed on: 2 Feb. 2013.
GABRIEL, Carlos. Favelas, quilombos & senzalas. In: CADERNOS negros. São Paulo: Quilombhoje, Anita, 1998. v. 21: Poemas afro- brasileiros, p. 24-27.
KIBUKO, Oubi Inae. Calendário. In: CADERNOS negros. São Paulo: Quilombhoje, 1994. v. 17: p. 62.
KIBUKO, Oubi Inae. Em defesa da dignidade. In: CADERNOS negros. São Paulo: [Author’s edition], 1984. v. 7: Poemas, p. 104-105.
KIBUKO, Oubi Inae. Reflexão sobre literatura negra na realidade política brasileira. In: ALVES, Miriam; CUTI (Luiz Silva); XAVIER, Arnaldo (Org.). Criação crioula nu elefante branco. São Paulo: IMESP, 1986. p. 135-140.
LEITE, José Correia; CUTI (Luis Silva). ...E disse o velho militante José Correia Leite. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.
LIMEIRA, José Carlos. Zumbi. In: CADERNOS negros. São Paulo: [Author’s edition], 1980. v. 3: Poesia, p. 107.
MARTINS, Sérgio da Silva et.al. Paving Paradise: The Road from “Racial Democracy” to Affirmative Action in Brazil. Journal of Black Studies, Philadelphia, PA, v. 34, n. 6, p. 787-816, jul. 2004. Available at: http://www.jstor.org/stable/3180914. Access on: 4 Mar. 2013.
MINKA, Jamu. Dos Palmares. In: CADERNOS negros. São Paulo:
[Author’s edition], 1980. v. 3: Poesia, p.85.
MINKA, Jamu. Novembro, 20. In: CADERNOS negros. São Paulo:
Quilombhoje, 1994. v. 17: p. 38.
NASCIMENTO, Abdias do. Abdias do Nascimento. In: UCHÔA, Pedro Celso; RAMOS, Jovelino (Org.). Memórias do Exílio: Brasil 1964-19??. Lisboa: Arcádia, 1976. p. 23-52.
NASCIMENTO, Abdias do. African Culture in Brazilian Art. Journal of Black Studies, Philadelphia, v. 8, n. 4, p. 389-422, jun. 1978. Available at:
https://www.jstor.org/stable/2783882?seq=1#metadata_info_tab_contents. Accessed on: 3 Sept. 2013.
NASCIMENTO, Abdias do. Brazil: Mixture or Massacre? Essays in the Genocide of a Black People. 2. ed. Trans. Elisa Larkin Nascimento. Dover, MA: The Majority Press, 1989.
NASCIMENTO, Abdias do. O Quilombismo. Petrópolis: Vozes, 1980.
NASCIMENTO, Abdias do. Sortilégio II: mistério negro do Zumbi redivivo. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979.
NASCIMENTO, Abdias do. Sortilégio: mistério negro. Rio de Janeiro: Teatro Experimental do Negro, 1959.
NASCIMENTO, Abdias do; NASCIMENTO, Elisa Larkin. Africans in Brazil: A Pan-African Perspective. Trenton, NJ: African World Press, 1992.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. A questão de gênero na peça Sortilégio (Mistério Negro) de Abdias Nascimento. União do Escritores Angolanos, [S.l.], [20--]. Available at: http://www.ueangola.com/criticas-e-ensaios/ item/225-a-quest%C3%A3o-de-g%C3%AAnero-na-pe%C3%A7a-
sortil%C3%A9gio-mist%C3%A9rio-negro-de-abdias-nascimento. Accessed on: 1 Oct. 2013.
OJO-ADE, Femi. Being Black, Being Human: More Essays on Black Culture. Trenton, NJ; Asmara, Eritrea: Africa World Press, 2004.
OJO-ADE, Femi. Black Brazil: African Notes on a New Negritude. In: CROOK, Larry; JOHNSON, Randal (Ed.). Black Brazil: Culture, Identity, and Social Mobilization. Los Angeles: UCLA Latin American Studies, 1999. p. 175-197.
ONAWALE, Landê. Quilombo. In: CADERNOS negros. São Paulo:
Quilombhoje, Anita, 1998. v. 21: Poemas afro-brasileiros, p. 84.
RATTS, Alessandro José Prudencio. A voz que vem do interior: intelectualidade negra e quilombo. In: BARBOSA, Lúcia Maria de Assunção et. al. (Org.). Do preto a afro-descendente: Trajetos de Pesquisa sobre o negro, cultura negra e relações étnico-raciais no Brasil. São Carlos: EdUFSCar, 2003. p. 89-108.
RIBEIRO, Esmeralda. Africa-Brasil. In: CADERNOS negros. São Paulo: Quilombhoje, 2002. v. 25: Poemas afro-brasileiros, p. 80-82.
RODRIGUES, Abelardo. À Procura de Palmares. In: CADERNOS negros. São Paulo: [Author’s edition], 1980. v. 3: Poesia, p. 13.
RODRIGUES, Abelardo. Zumbi. In: CADERNOS negros: os melhores poemas. São Paulo: Quilombhoje, 1998. p. 25.
RUFINO, Alzira. Eu, mulher negra, resisto. Santos: [Author’s edition], 1988.
SANTANA, Everaldo Lins de. Breve reflexão sobre a Lei 10.639. MultiSaberes, [s.l.], v. 1, n. 1, p. 1-7, mar, 2011.
SANTOS, Aparecido Tadeu dos. Olhar para trás. In: CADERNOS negros. São Paulo: [Author’s edition], 1980. v. 3: Poesia, p. 29.
SANTOS, João Felício dos. Ganga-Zumba. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1962.
SEMOG, Ele. A cor da demanda: poesia afro-brasileira. Rio de Janeiro: Letra Capital, 1997.
TEODORO, Aristides. Queria ser um deus. In: CADERNOS negros. São Paulo: [Author’s edition], 1980. v. 3: Poesia, p. 31.
TRINDADE, Solano. Poesias caderno 5. Vitória: CECUN, 1985.
VENTURA, Adão. A cor da pele. Belo Horizonte: [Author’s edition]. 1981.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Dawn Duke (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).