Da poética do engajamento na literatura policial de Laura Lippman
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.1.123-135Palavras-chave:
Laura Lippman, literatura policial, projeto éticoResumo
Este artigo propõe investigar como se dá a relação da literatura policial de Laura Lippman com um projeto ético determinado. Com base na leitura de obras selecionadas, pretende-se analisar como essa autora se vale da inventividade da linguagem para traduzir, em narrativa, o fenômeno da violência e a falência das instituições.
Referências
CHANDLER, Raymond. A simples arte de matar: um ensaio. In: A simples arte de matar. Tradução de Beatriz Viégas-Faria. Porto Alegre: L&PM Editores, 1997. p. 393-412.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
FLUDERNIK, Monika. New wine in old bottles?: voice, focalization, and new writing. New Literary History, Charlottesville (Virginia), v. 32, nº. 3, p. 619-38, verão 2001.
HORSLEY, Lee. The noir thriller. Hampshire & New York: Palgrave, 2001.
HORSLEY, Lee . Twentieth-century crime fiction. Oxford: Oxford University Press, 2005.
LIPPMAN, Laura. Another thing to fall. New York: Harper, 2008.
LIPPMAN, Laura . Every secret thing. New York: Avon Books, 2003.
ONATADE, Ayo. Laura Lippman speaks to Ayo Onatade for Shots Ezine. Disponível em: http://www.shotsmag.co.uk/shots23/intvus_23/llippman.html. Acesso em: 28 fev. 2013.
RICHARDSON, Brian. Unnatural voices: extreme narration in modern and contemporary fiction. Columbus: The Ohio State University Press, 2006.
SIDDIQUE, Haroon. James Bulger killing: the case history of Jon Venables and Robert Thompson. Disponível em: http://www.guardian.co.uk/uk/2010/mar/03/james-bulger-case-venables-thompson. Acesso em: 28 fev. 2013.
TACCA, Oscar. As vozes do romance. Tradução de Margarida C. Gouveia. Coimbra: Livraria Almedina, 1983.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Isabella Santos Mundim (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).