Crime e arte: da crucifixão de Cristo ao ataque contra o World Trade Center
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.1.85-95Palavras-chave:
crime e arte, crime e ideologia, crime como performanceResumo
O trabalho focaliza a criminalidade como temática recorrente da arte ocidental, de seus primórdios até a pós-modernidade. Começando pela Ilíada, ou, na iconografia cristã, pelas incontáveis representações da execução de Cristo, as criações artísticas, na literatura como nas outras artes, repetidamente focalizam ações violentas e criminosas, com frequentes referências bíblicas, mitológicas ou históricas. O texto detém-se nas motivações ideológicas subjacentes a esses produtos culturais, bem como na “banalidade do mal”, ilustrada por algumas ações rotuladas de arte na pós-modernidade.
Referências
ARENDT, Hannah. Eichmann in Jerusalem: a report on the banality of evil. New York: Penguin, 2006, Kindle edition.
ADORNO, Theodor. Educação após Auschwitz. Palavras e sinais: modelos críticos. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, Theodor. O que significa elaborar o passado. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
BIRCH, Helen. Moving targets: women, murder, and representation. Berkeley: University of California Press, 1994.
CHARNEY, Noah. Art and crime: exploring the dark side of the art world. Westport: Praeger, 2009.
DANTO, Arthur. The abuse of beauty: aesthetics and the concept of art. Peru: Open Court, 2003.
FABRINI, Ricardo Nascimento. A arte depois das vanguardas. Campinas: Ed. Unicamp, 2002.
GALARD, Jean. La beauté à outrance, reflexions sur l’abus esthétique. Arles, Bouches- du-Rhône: Actes Sud, 2004.
GREGORIOU, Christiana. Constructing crime: discourse and cultural representations of crime and deviance. New York: Palgrave Macmillan, 2012.
HELLER, Dana. Shooting Solanas: radical feminist history and the technology of failure. Disponível em: www.jstor.org/stable/3178456. Acesso em 10 dez. 2012.
HESFORD, Victoria; Diedrich, Lisa. Feminist time against nation time: gender, politics, and the nation-state in an age of permanent war. Lanham, MD: Lexington, 2008.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos. O breve século 20, 1914-1991. Trad. Marcos Santarrita. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
MENDES JÚNIOR, Luiz Alberto. Memórias de um sobrevivente. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MIRANDA, Ana. Arte e crime em rota de convergência. Folha de S.Paulo, Mais!, 17 mar. 2002, p. 3.
SMITH, Winston. Art crime. San Francisco: Last Gasp, 1999.
TANNER, Laura E. Holding on to 9/11: the shifting grounds of materiality. PMLA, v. 127, n. 1, Jan. 2012, p. 58-76. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Valerie_Solanas. Acesso em: 10 dez. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Solange Ribeiro Oliveira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).