Apresentar o irrepresentável: paisagem com bois e vaca amarela
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.21.3.111-119Palavras-chave:
animalidade, arte, Guimarães Rosa, Franz MarcResumo
Aproximar o conto de Guimarães Rosa “Conversa de bois” (Sagarana, 1946) do quadro Vaca amarela (1911), de Franz Marc, pintor expressionista ligado ao movimento Der Blaue Reiter, significa repensar a representação dos animais, forçando os limites do comentário batailliano sobre a “mentira poética da animalidade” até fazer da poesia o lugar de uma verdade ética da hospitalidade com a qual se dá acolhida ao totalmente outro. Essa verdade se manifesta como exigência do impossível, como no dito de Derrida: “Um ato de hospitalidade só pode ser poético.” No conto, coexistem estruturas mais tradicionais de representação com a tentativa poética de encontrar, através da plasticidade da linguagem, algo que seria traço irredutível dos bichos; no quadro, a representação da vaca vista de fora se mistura ao cromatismo em amarelo com o qual o pintor busca apresentar poeticamente algo do afeto dos bichos em sua “visão de mundo”.
Referências
APOLLINAIRE, Guillaume. Sur la peinture In: ______. Œuvres en prose complètes. Paris: Gallimard, 1991. p. 5-18. t. II.
BATAILLE, Georges. Théorie de la religion. Paris: Gallimard, 1973.
DERRIDA, Jacques. De L’hospitalité, Anne Fourmantelle invite Jacques Derrida à répondre. Paris: Calmann-Lévy, 1997.
DERRIDA, Jacques. L’animal que donc je suis. In: ______. MALLET, M.-L. (Org.) L’animal autobiographique. Autour de Jacques Derrida. Paris: Galilée, 1999. p. 251-301.
DERRIDA, Jacques. Papel-máquina. Trad. Evando Nascimento. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.
Didi-Huberman, Georges. A imanência estética. Trad. Marcelo Jacques de Moraes. Revista Alea, v. 5, n. 1, p. 118-147, jul. 2003.
MARC, Franz. Écrits et correspondances. Trad. Thomas de Kayser. Paris: École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, 2006.
NIETZSCHE, Friedrich. Le livre du philosophe/Das Philosophenbuch. Ed. bilíngue. Trad. Angèle K. Marietti. Paris: Aubier-Flammarion, 1969.
ROSA, João Guimarães. Conversa de bois. In: ______. Sagarana. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1967. p. 283-318.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Paula Glenadel (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).