De animais e de literatura: Rosa, Kafka e Coetzee
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.21.3.83-90Palavras-chave:
animais, experiências científicas, diário, Guimarães Rosa, literaturaResumo
A intenção em colocar os textos em confronto obedece à proposta de desdobramento dos temas aflorados pelo Diário de guerra, de Guimarães Rosa, pela coincidência verificada, no conto de Kafka e no texto de Coetzee, a respeito das experiências científicas relativas à evolução da espécie: em Kafka, essas experiências sofrem o processo de metaforização; em A vida dos animais, são documentados e discutidos de forma irônica e sob vários pontos de vista.
Referências
CANGI, Adrian. Anomalías. Gilbert Simondon, una filosofia de la individuación. In: SIMONDON, Gilbert. Dos lecciones sobre el animal y el hombre. Buenos Aires: Ediciones de La Cebra, 2008. p. 90-98.
COETZEE, J. M. Elizabeth Costello. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
COETZEE, J. M. A vida dos animais. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
COETZEE, J. M. Os poetas e os animais. In: ___. A vida dos animais. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 56-83.
COETZEE, J. M. Os filósofos e os animais. In: ___. A vida dos animais. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p.19-55.
HAGENBECK, Karl. Cages sans barreaux. Paris: Nouvelles Éditions de Paris, 1951.
KAFKA, Franz. Um relatório para uma academia. In:___. Um médico rural. Trad. Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 59-72.
ROSA, João Guimarães. Diário de guerra. Arquivo Henriqueta Lisboa. Acervo de Escritores Mineiros. CEL/UFMG. Inédito. (Editado por Eneida Maria de Souza, Georg Otte e Reinaldo Marques)
ROSA, João Guimarães. Pé-duro, chapéu de couro. In: ___. Ave, palavra. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1970. p. 123-143.
ROSA, João Guimarães. Zoo. In: ___. Ave, palavra. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1970.
p. 112-119.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. O perspectivismo é a retomada da antropofagia oswaldiana em novos termos. In: ___. Eduardo Viveiros de Castro: encontros. Organização Renato Sztutman. Rio de Janeiro: Beco do Azougue Editorial, 2007. p. 114-129.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana, v. 2, n. 2, p. 125, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Eneida Maria de Souza (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).